TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura: Uma Porta Aberta Na Formação Do Cidadão

Monografias: Leitura: Uma Porta Aberta Na Formação Do Cidadão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  6.634 Palavras (27 Páginas)  •  1.530 Visualizações

Página 1 de 27

Leitura: uma porta aberta na formação do cidadão

RESUMO

O presente trabalho faz uma breve abordagem acerca da relação existente entre leitura, escola e cidadania, demonstrando a importância da leitura como prática social na formação do cidadão. A leitura é a chave para o acesso dessa fonte do saber, que possibilita o crescimento pessoal e profissional do bom leitor. Sendo assim, este artigo pretende discutir questões voltadas ao ensino, ao hábito e à importância social da leitura. Seu principal objetivo é conhecer o processo de formação do leitor, os motivos que levam alunos a desistência dessa atividade, e a diferença entre a leitura espontânea, feita pelo prazer e a movida pela necessidade de se aperfeiçoar no seu campo de trabalho. A leitura, por ser passada de geração a geração, está profundamente enraizada na sociedade moderna, por ser de caráter transformador, aqueles que a buscam com empenho e interesse conseguem vários benefícios, como o desenvolvimento das aptidões intelectuais, conhecimento cultural, melhora na produção escrita, além de transformar o indivíduo em cidadão crítico. Apresenta também algumas práticas voltadas para o ensino da leitura que vem sendo desenvolvidas em escolas de ensino fundamental brasileiras. Enfoca o papel da leitura como fonte de informação e disseminação de cultura. Aborda a relação dos alunos do ensino fundamental com a leitura escolar, trazendo um estudo de caso com crianças que cursam a 4ª. Série do ensino fundamental em uma escola da rede pública da cidade de Fronteiras Piauí.

PALAVRAS – CHAVE: Leitura. Escola. Informação. Cidadania.

1. Introdução

Com o desenvolvimento científico e tecnológico que é característica marcante da sociedade contemporânea, nota-se que a leitura cada vez mais tem se tornado um elemento indispensável para a inserção social do individuo e consequentemente para a formação da cidadania, uma vez que através dela ele terá acesso a uma enorme gama de informações e novos conhecimentos que serão de fundamental importância para que possa interagir de uma forma mais consciente na sociedade. Ler, antes de tudo, é descobrir e expandir horizontes, porém ler apenas como um decifrar dos sentidos dos signos parece automatismo. Deve ser encarado como um ato de prazer instigado desde a mais tenra idade por pais, professores e meios de comunicação, levando as crianças à ludicidade necessária a fim de que o gosto pela leitura esteja inserido naturalmente no cotidiano e jamais como obrigação. O objetivo disso? Futuros leitores assíduos e críticos.

Segundo Silva (1991), a leitura é um ato de conhecimento, pois ler significa perceber e compreender as relações existentes no mundo. Nesse sentido podemos definir leitura como “[...] um ato individual, voluntário e interior [...]”, (SANDRONI; MACHADO, 1998, p. 22), que se inicia com a decodificação dos signos lingüísticos que compõem a linguagem escrita convencional, mas que não se restringe à mera decodificação desses signos, pois, a leitura exige do sujeito leitor a capacidade de interação com o mundo que o cerca.

A leitura é uma atividade ao mesmo tempo individual e social. É individual porque nela se manifestam particularidades do leitor: suas características intelectuais, sua memória, sua história; é social porque está sujeita às convenções linguísticas, ao contexto social, à política. (NUNES 1994, p.14) Ler é atribuir sentido ao texto, relacionando-o com o contexto e com as experiências previas do leitor. Para Kleiman (2002), a leitura é um processo que se evidencia através da interação entre os diversos níveis de conhecimento do leitor: o conhecimento linguístico; o conhecimento textual e o conhecimento de mundo. Sendo assim, o ato de ler caracteriza-se como um processo interativo.

A leitura é uma ponte entre o conhecimento sistematizado e o mundo real. O livro, por ser a fonte de conhecimento, é um instrumento de combate à ignorância e à alienação, pois através dos textos os homens expõem os visíveis problemas sociais, enfrentados por seus semelhantes no dia-a-dia.

É importante observar que a leitura pode, muitas vezes, estar sujeita às regras e conveniências sociais, que visam o domínio de uma classe social sobre outra, usando o analfabetismo funcional como uma arma opressora.

Apesar de hoje já ter se tornado evidente a importância da leitura enquanto prática social, ainda é bem comum observarmos crianças que frequentam classes regulares de escolas públicas de ensino fundamental afirmarem não gostar de ler. Isso se torna algo ainda mais evidente na medida em que procuramos fazer uma análise reflexiva acerca do ensino de leitura no Brasil desde o século XIX até os dias atuais.

Para tanto, faz-se necessário conhecermos um pouco sobre os materiais de leitura que vem sendo oferecidos pelos professores aos alunos do ensino fundamental, como também, é importante conhecermos algumas práticas leitoras que estão sendo desenvolvidas nas salas de aulas das escolas públicas de ensino fundamental, que atendem prioritariamente a uma clientela de alunos oriundos das classes populares, alunos esses que já não encontram em seu ambiente familiar um contexto de letramento que favoreça a ampliação de seus recursos linguísticos e a formação do hábito de ler.

Segundo Molina (1992), a partir do momento em que se reconhece o papel da escola na formação do leitor, apesar de todos os limites concretos, torna-se possível uma mudança de práticas, com o objetivo de dar ao aluno a competência em utilizar a leitura como um instrumento útil em sua vida, além da escola. Nesse sentido, observa-se que a escola poderá exercer um importante papel na formação de um leitor mais competente.

Com base na visão de leitura enquanto prática social que deverá ser promovida pela escola, porém exercida pelo aluno além da vida escolar, em suas múltiplas relações que entrelaçam a cadeia do mundo globalizado é que foi elaborado este trabalho com o objetivo de demonstrar a importância da leitura como fonte de informação e disseminação de cultura, reconhecendo o papel da escola como mola propulsora na formação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com