TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura é a porta de entrada das crianças para leitura.

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.127 Palavras (9 Páginas)  •  810 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

 

A literatura infantil contribui para o crescimento emocional, cognitivo e para a identificação pessoal da criança, propiciando à percepção de diferentes resoluções de problemas, despertando a criatividade, a autonomia, a criticidade, que são elementos necessários na formação da criança de nossa sociedade atual.

A criança necessita se familiarizar com a diversidade textual e de gêneros desde o inicio da vida escolar. Isso porque nessa fase de escolarização a criança esta em processo de aprendizagem e desenvolvimento de suas capacidades mesmo que não tenha dominado ainda a linguagem, ela precisa dessa interação com a literatura para se tornarem futuros leitores críticos e reflexivos. Este é o momento de estimular a capacidade de entender e a capacidade de pensar da criança, a literatura infantil traz para a criança um universo de emoções, sentimentos, sentidos e significados a partir da sua interação com o meio. Nesse momento surge o encantamento da criança pela literatura, pois a crianças estão em uma fase de mistura entre fantasia e realidade, a literatura proporciona o desenvolvimento da imaginação, pensamentos e valores morais de forma prazerosa. A convivência com a literatura possibilita que a criança conheça o uso especial da palavra que oferece oportunidade de o mundo real tornar-se mágico, de poder brincar no mundo do faz de conta que relaciona a realidade e a imaginação.

Para que o leitor possa ler o mundo, o professor como mediador entre a criança e o texto literário, utilizando de uma prática pedagógica voltada para a formação do leitor, deve promover a ampliação do horizonte da criança, a partir da valorização dos saberes culturais vividos em seu cotidiano. A literatura infantil contribui para a formação do leitor literário quando a obra literária propõe indagações ao leitor, estimulando a curiosidade e instigando a produção de novos conhecimentos. Para isso, é preciso que o livro infantil seja agradável aos olhos e possua um texto encantador, estimulando o imaginário infantil.

  A literatura veio para enriquecer a sensibilidade ampliar o conhecimento e estimular o imaginário infantil, abordado o próprio comportamento infantil contribuindo assim para a formação da criança.

   

Literatura infantil no universo literário

       Portanto, faz muito sentido pensamos a literatura como porta de entrada para leitura das crianças. As histórias abordam situações muito próximas do seu cotidiano, falam da fantasia, diferentes culturas e épocas, dos sentimentos, das relações, alimentam a imaginação e a fantasia e contribuem com socialização. Além disso, durante parte da infância as crianças buscam saber o que fazer parte da realidade e o que é ficção. Porém as historias as ajudam a compreendê-los, fornecem elementos para ampliação do seu conhecimento literário, social, histórico, cultural.

  Diversas publicações de autores brasileiros destinados ao leitor aprendiz podem colaborar com o professor como é o caso de Chapeuzinho Vermelho é um conto de fadas clássico, de origem europeia do século XIV. O nome do conto vem da protagonista, uma menina que usa um capuz vermelho. Publicada pela primeira vez pelo francês Charles Perrault, e depois pelos Irmãos Grimm (da versão mais conhecida), o conto sofreu inúmeras adaptações, mudanças e releituras modernas, tornando-se parte da cultura popular mundial, e uma das fábulas mais conhecidas de todos os tempos.

  A história de chapeuzinho vermelho surgiu na Idade Media, quando a modalidade infantil era alta, o ataque às crianças era muito comum. Assim tal como era como o uma síntese do que poderia acontecer a elas. O tal do lobo mal seria uma representação do que hoje chamamos de pedófilo, daquele que seduz uma criança. Como a história narrada assim ficaria pouco atraente a uma criança, cria se um enredo mais suave, com personagem mais aceitável, como o lobo que fala que às vezes até parece amigo. E mais do que isso, que tudo no final acaba bem.  

  Chapeuzinho Vermelho é um antigo conto popular de uma menina que consegue derrotar o lobo mau, a história traz, entre outras, em sua essência textual um enredo de aventura, desobediência, medo, suspense, emoção, afetividade.

No enredo a mãe da menina pede a ela que leve algumas guloseimas para sua vovó doente e que ela não pegue o caminho mais curto porque lá existe o lobo-mau. Despreocupada e desobediente à menina, sem medo, encara o caminho, onde provavelmente o lobo estaria. Enganada pelo lobo-mau, Chapeuzinho acreditando ser ele do bem, conta pra onde está indo e o que vai fazer e o malvado sai correndo na frente para encontrar a vovozinha primeira e fazer dela seu jantar, mas, antes que pudesse fazer da pequena sua sobremesa, ele é pego pelos caçadores que escutam os gritos e salvam a menina e a vovozinha de suas garras.

Chapeuzinho Vermelho é descrita com uma criança desobediente porque contraria as ordens que sua mãe lhe dá para que não passe por outro caminho. Ao mesmo tempo a ingenuidade dela é demonstrada nas situações onde ela é enganada vária vezes pelo Lobo, ainda, o autor faz uma analogia entre o lobo-mau e as coisas ruins que nos acontecem na vida, caso façamos algo que não nos convém ou quando confiamos em quem não conhecemos.

  Enfim, como a maioria das fábulas infantis, a historinha de Chapeuzinho Vermelho traz uma conotação moral, valorizando a importância de obedecer aos pais e entre outras, a generosidade para com os mais velhos, a inocência da menina ao se deparar com o lobo-mau e mesmo não o reconhecendo quando ele estava se passando pela velinha, o suspense criado quando ela vai perguntada para que servisse cada parte dos órgãos enormes que ele tinha (nariz, orelha, olhos e boca), o medo de que ela seja comida pelo lobo-mau e a emoção de ser resgatada pelos caçadores. Todas essas emoções, valores e sentimentos são descritos para ensinar, convencendo a quem está apreciando a história do que é apropriado e inconveniente.

   As histórias infantis têm sido muito usadas na educação infantil para estimular o hábito da leitura e para trabalhar com valores. Clássicos como “Chapeuzinho Vermelho” mexem com o imaginário das crianças e estimulam a curiosidade. O trabalho com contos clássicos torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos. Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita. Portanto pode explorar a linguagem oral e escrita, desenvolver o raciocínio lógico, desenvolver a expressão oral e corporal, a coordenação motora e desenvolver a percepção auditiva e visual, são conceitos de ensino que desenvolvem a aprendizagem da criança de maneira prazerosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (84.2 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com