TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leiura E Escrita Matemática

Casos: Leiura E Escrita Matemática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 2

Leitura escrita na matemática

O ensino isola a matemática da história dos homens e concentra-se em seu aspecto formal e na sua linguagem simbólica e traz a consequência que ela é um quebra cabeça.

Em geral, as pessoas não sabem o que é matemática, mas sabem dizer se gosta ou não dela, até explica se alguém tem medo dela.Guillen na introdução do seu livro Pontes para o infinito, fala deste medo. Citando de uma ocorrência do século 18, sobre o encontro domatemático Euler e o intelectual Denis Diderot, a quem Euler apresentou uma prova de matemática da existência de DEUS.

Ler Matemática

O fato exemplificado mostra que os não-matemáticos tem dificuldades para lidar com o conteúdo e a linguagem matemática, que se confundem. No momento do acontecimento não havia sido desenvolvidas teorias matemáticas que tratariam das questões do infinito.

Hoje as pessoas observam a importância do conhecimento matemática para compreender o mundo tecnológico e ter sucesso no sistema educacional, ou seja, nas relações sociais.

Mas justo esta área de conhecimento importante para a sociedade e escola,que é incompreendida pelas pessoas e atinge um grande índice de reprovação escolar.

As dificuldades com a matemática residem no desconhecimento dos limites da matemática, na incompreensão das relações que se estabelecem entre a matemática e outras áreas de conhecimentos, e na impossibilidade de ler e escrever matemática.

É essencial destacar o caráter universal em relação à linguagem matemática dentro dos sistemas escolares.

Apesar da inclusão matemática nos currículos e da sua universal linguagem, pesquisas revela que a matemática está presente nas atividades realizadas por diferentes povos,mas não revela como aparece nos currículos. (D’ Ambrósio, 1993).

A linguagem simbólica da matemática é a única forma para expressar as ideias e resultados da matemática. Entretanto experiências de aprendizagens com crianças tem mostrado a importância de se passar por outras linguagens, como por exemplo, linguagens pictórica e materna durante a representação de conceitos matemáticos.

A dificuldade de ler e escrever em linguagem matemática onde aparecevários símbolos impede as pessoas de fazerem a matemática. Duas soluções podem ser apresentadas. A primeira consiste em explicar e escrever em linguagem usual, os resultados matemáticos e a segunda solução seria de ajudar as pessoas dominarem as ferramentas da leitura, ou seja, a compreenderem o significado dos símbolos, sinais e notações.

Fazer uma leitura não é apenas um ato de memorização onde se decodifica os sinais gráficos, mas implica em compreender o que está sendo expresso pela linguagem entrando em comunicação com o autor.

A leitura do mundo realiza-se pelo ato de interpretação das coisas que estão representados.

Assim a leitura de um texto matemático estána busca de compreender o que está sendo comunicado no significado dos símbolos. É preciso compreender o contexto da matemática em que situa o conteúdo tratado e a relação deste com o mundo.

Concepções sobre apropriação da realidade

A realidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com