TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento

Ensaios: Letramento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  4.953 Palavras (20 Páginas)  •  1.796 Visualizações

Página 1 de 20

Atividades que envolvam a competência dos alunos na linguagem oral e na língua escrita.

ATIVIDADE 1 : Leitura com o professor

UMA PARLENDA PARA RECITAR O ALFABETO

OBJETIVO: O que os alunos podem aprender nesta atividade?

* Ampliar o conhecimento, num contexto lúdico e divertido, sobre a seqüencia do alfabeto e, progressivamente, memorizar a ordem alfabética.

* Ouvir a leitura e apreciar um texto que faça parte do repertorio popular de nossa cultura.

PLANEJAMENTO

* Como organizar o grupo? Para ouvirem a leitura do texto e recita – ló com você, os alunos poderão estar reunidos em círculos.

* Quais materiais necessários? A letra da parlenda e corda para brincar.

* Duração? de 20 a 30 minutos.

ENCAMINHAMENTO

* Ao planejar a atividade, utilize as cópias do texto “Suco Gelado” para os alunos colocarem no caderno. Escreva também o texto na lousa, como suporte para a leitura coletiva. O ideal é que as crianças possam, após a leitura, pular corda e recitar a cantiga em um contexto lúdico. Para tanto, providencie cordas e planeje um local no pátio adequado à brincadeira.

* Ao iniciar a atividade, comente com os alunos que você ira ensinar uma parlenda que geralmente acompanha as brincadeiras de pular corda. Pergunte – lhes se conhecem alguma cantigas de “pular corda” ( ou outra parlenda qualquer). Procure informar – se sobre quem sabe ou gosta de pular corda. Aproveite para explicar que está é uma parlenda especial, pois traz que eles estão trabalhando: as letras do alfabeto.

* Durante a atividade, primeiro recite a parlenda tendo como apoio a lousa – deixe para entregar a copia do texto para os alunos ao final da atividade (eles poderão levar a parlenda para ler com os familiares, ilustrar o texto etc.) Simule a brincadeira: e se uma pessoa erra o pulo e para na letra “D”, qual poderia sser o nome do (a) namorado/namorada? E se for a letra “P”? E a letra “T”? Assim por diante. Escreva os nomes que eles disserem na lousa. Comente também que as letras do alfabeto, na parlenda, aparecem em ordem alfabética.

* Recitar o alfabeto para que os alunos consigam memorizar a ordem alfabética.

* Utilizar a ordem alfabética para, por exemplo, sortear os ajudantes do dia, os alunos que irão iniciar a brincadeira etc. Peça – lhes que recitem em vóz baixa o alfabeto, e quando você falar “para”, eles dizem a letra na qual estavam na recitação.

* Produzir uma “Agenda de Aniversários” com os nomes dos colegas organizados em ordem alfabética.

* Recitar outras parlendas que também apresentam o alfabeto, como: “Com quem você/ Deseja se casar/ Loiro, moreno/ Soldado, capitão /Qual é a letra do seu coração/A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z”.

* “Caso surja a necessidade, apresente uma versão adaptada mais adequada para meninos:” SUCO GELADO, PERUCA ARREPIADA, QUAL É A LETRA DA SUA NAMORADA? A, B, C, D...”.

* Ao final da atividade de leitura, convide os alunos para pular corda e recitar a cantiga.

SUCO GELADO

CABELO ARREPIADO

QUAL É A LETRA

DO SEU NAMORADO?

A B C D E F G H

I J K L M N O P Q

E S T U V W X Y Z

8 - ATIVIDADE 2 - Produção oral com destino escrito.

PRODUÇÃO DE BILHETE PARA OS PAIS: HORÁRIO DA AULA

OBJETIVO: O que os alunos podem aprender nesta atividade?

* Diferenciar a linguagem escrita da linguagem falada.

* Organizar, oralmente, um texto em língua escrita.

PLANEJAMENTO

* Como organizar o grupo? A atividade é coletiva e os alunos podem ficar em suas carteiras.

* Quais materiais serão necessários? Lousa e giz.

* Duração: cerca de 30 minutos.

ENCAMINHAMENTO

* Antes de os alunos começarem o ditado para você, explique-lhes a necessidade de escreverem o bilhete – os pais precisam ser informados corretamente do horário; caso contrário, os alunos poderão se atrasar, ou os pais podem ficar preocupados, entre outras possibilidades.

* Pergunte-lhes quais informações precisam constar desse bilhete e anote-as num canto da lousa.

* Solicite-lhes que pensem qual seria o melhor jeito de começar, e escreva tudo que eles falarem. Por exemplo, alguns podem começar diretamente: ”O nosso horário...” ou algo parecido. Você deve discutir com eles e sugerir adequações, lembrando para quem e para que é o bilhete e perguntando se não haveria uma forma mais completa de iniciá-lo.

* Ao longo da produção, é importante que você releia o que já foi escrito, aponte incoerências e repetições e sempre dê a eles oportunidade de opinar e sugerir.

* É fundamental que você, ao modificar o texto, mostre e explique exatamente o que está fazendo – isso lhes possibilita perceber como a escrita se relaciona com a fala e, por outro lado, como a linguagem escrita é diferente da linguagem falada etc.

* Depois de terminado, copie num papel e providencie cópias para que levem o bilhete para casa.

O que mais fazer?

É importante aproveitar todas as informações possíveis para ler as comunicações que chegam à classe. Assim, ao escreverem bilhetes e cartas, eles terão referências importantes de como fazer. Assunto não falta: como cuidar dos livros que são levados para casa, o que não deve faltar na mochila, informações sobre eventos e reuniões da escola, dicas de programas de TV, passeios, entre outros. Quanto mais os alunos puderem participar dessas situações de comunicação, melhor!

Com o tempo, eles mesmos poderão copiar os bilhetes da lousa, ler sozinhos ou ler para os pais de forma cada vez mais autônoma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com