TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento

Trabalho Universitário: Letramento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  2.703 Palavras (11 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO: PEDAGOGIA

ADEMAR DE OLIVEIRA FRANÇA RA: 437010

AGSON SILVA COSTA RA: 439398

CARLOS ANTÔNIO MUNIZ DA SILVA RA: 412652

LEIDYANNE DE JESUS COSTA REBELO RA: 410300

REGIANE SIMONE CAMARA SILVA RA: 437013

RELEVÂNCIA DE O ADULTO LER PARA A CRIANÇA, DE A CRIANÇA VIVER NUM MUNDO DE LEITURA, ALÉM DE PROPICIAR SUA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS.

São Luís

2014

ADEMAR DE OLIVEIRA FRANÇA RA: 437010

AGSON SILVA COSTA RA: 439398

CARLOS ANTÔNIO MUNIZ DA SILVA RA: 412652

LEIDYANNE DE JESUS COSTA REBELO RA: 410300

REGIANE SIMONE CAMARA SILVA RA: 437013

RELEVÂNCIA DE O ADULTO LER PARA A CRIANÇA, DE A CRIANÇA VIVER NUM MUNDO DE LEITURA, ALÉM DE PROPICIAR SUA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS.

Atividade prática supervisionada- ATPS apresentada à disciplina letramento e alfabetização da universidade - UNIDERP para obtenção de nota.

Professora tutora presencial: Danielle Cabral Marinho.

São Luís

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 ESTAR ALFABETIZADO É 4

3 CONCEITO DE ALFABETIZAÇÃO 5

4 DEFINIÇÕES DE DECODIFICAÇÃO LER, ESCREVER, AUTONOMAMENTO, APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO 5

5 CARCTERÍSTICA DO GÊNERO TEXTUAL 6

6 ATIVIDADES QUE ENVOLVEM A COMPETÊNCIA DOS ALUNOS, NA LINGUAGEM ORAL E NA LÍNGUA ESCRITA 6

7 A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM TEXTOS NA SALA PARA ALFABETIZAÇÃO 7

8 ATIVIDADES QUE ENVOLVEM LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS DE MEMÓRIA 8

9 PLANO DE ATIVIDADE UTILIZANDO AS ORIENTÇÕES DOS PARAMENTROS CURRICULARES NACIONAIS- PCN´S 9

10 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

Este Trabalho destina-se apresentar alguns conceitos sobre alfabetização. Visando a compreensão do que é alfabetização, decodificação, escrever, aprendizagem e conhecimento.

Destaca ainda, a importância do trabalho com textos nas salas de aula para favorecer desde cedo o hábito de leitura. O conhecimento de vários gêneros textuais e a preparação de um bom plano de aula a partir dos parâmetros curriculares nacionais –PCNS

2 ESTAR ALFABETIZADO É

Estar alfabetizado é a possibilidade de transformar a realidade (Agson Silva costa ).

Estar alfabetizado é descobrir um mundo de possiblidade (Regiane Simone)

Estar alfabetizado é ir além de ler e escrever porque é início de grandes descobertas, conquistas e curiosidades. A criança alfabetizada tem uma melhor clareza e entendimento de tudo q acontece, não só no mundo real como no imaginário, pois ele consegue criar e imaginar, criar pequenos textos contos e etc,

O seu vocabulário é mais rico de fácil entendimento e assimilação devido ele (a) absorverem um número maior de conhecimentos, pois sabemos q é através do ato de ler que aprendemos e adquirimos conhecimentos certos hábitos amadurecimento uma melhor escrita e leitura, ou seja, é através da leitura que nos tornamos uma pessoa culta com uma facilidade maior de comunicação e interpretação e com um raciocínio mais rápido, deixando nossa mente descansada saudável assim como o nosso corpo.

É preciso ressaltar que alfabetizar vai muito além da decodificação de letras, ou seja, do usual, aprender ler e escrever é função do professor usar metodologias de ensino para que a criança não só leia, como saiba também interpretar. Estar alfabetizado não e apenas ler e sim é entender, compreender, interpretar e escrever, é adquirir a capacidade de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações, atendendo os diferentes propósitos que a vida nos impõe.

Há alguns anos alfabetizávamos usando a cartilha de abc hoje no século XX os professores dispõem de metodologias e matérias didáticos inovadores de fácil assimilação onde desenvolve-se não só a leitura da criança como desperta a curiosidade e a imaginação ,pois eles são capazes de ler e criar historias mesmo sem estarem alfabetizados por hoje disponibilizarmos de livros musicas com desenhos moldes e pinturas que estimulam a criança a sua capacidade de criar e interpretar onde elas aprendem a ler e escrever brincando ou seja ou seja se tornando alfabetizados mais cedo

Estar alfabetizado não é só saber juntar letras é ler, escrever, compreender, assimilar e interpretar, é viajar no mundo da fantasia e do conhecimento, trazendo consigo um exuberante vocabulário e amplos conhecimentos e experiências de bons atos e atitudes.

3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com