TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento E Afabetização

Exames: Letramento E Afabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 4

O significado de estar alfabetizado

Estar alfabetizado é olhar para um livro e entender o que está escrito é poder compreender e até mesmo interpretá-lo, ser alfabetizado é uma das fazes mais importante da vida de qualquer ser humano e dever de todos nós cidadãos, e ser feita com todo cuidado, pois é dessa forma que os professores passam todos os seus conhecimentos para os alunos, e para isso ser realizado no desenvolvimento é utilizado várias formas de ensino, são através de jogos, o ensinar na sala de aula, na hora da recreação também podemos usar o ensinar.

A pessoa que não é alfabetizada tem mais dificuldade com ela mesmo, ela não consegue expressar muito bem o que quer dizer, um exemplo, para anotar um endereço ou até número de celular é preciso pedir para outro pessoa fazer isso, pois ela não tem o conhecimento suficiente pra estar realizando esse tipo de tarefa.

A alfabetização em si, não é só responsabilidade dos educadores, também depende muito do convívio social de cada criança, ou seja, a família é um dos integrantes principais para o desenvolvimento educacional da criança ou do indivíduo, é sempre bom estar corrigindo com os próprios erros para que a criança possa aprender.

Portanto a Alfabetização é um direito que todo ser humano tem direito de ter e tem que começar a ser desenvolvida desde pequena, pois crescer com um bom conhecimento e saber ler e escrever é muito gratificante.

Definição dos termos na visão do autor Faraco

Alfabetização:

A alfabetização deve se desenvolver em um contexto de letramento como início da aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, e de atitudes de caráter prático em relação a esse aprendizado; entendendo que a alfabetização e letramento, devem ter tratamento metodológico e com isso alcançar o sucesso no ensino aprendizagem da língua escrita, falada e contextualizada nas nossas escolas.

Letramento:

É informar-se através da leitura, é buscar notícias e lazer nos jornais, é interagir selecionando o que desperta interesse, divertindo-se com as histórias em quadrinhos, seguir receita de bolo, a lista de compras de casa, fazer comunicação através de recados, do bilhete, do telegrama. Letramento é ler histórias com o livro nas mãos, é emocionar-se com as histórias lidas, e fazer, dos personagens, os melhores amigos.

Apresentação das Características dos gêneros textuais

O texto é o lugar de interação de sujeitos sociais. É um construtor histórico e social, complexo e multifacetado. Instrumento de manifestação da linguagem que não pode prescindir de uma dimensão social. E uma unidade de sentido.

É preciso alfabetizar letrando, garantindo desde o início do processo de alfabetização a participação dos alfabetizando em práticas de leituras e produção de textos reais e significativos. É preciso que ele/as conheçam variações de tipos de textos para que aprendam a identificar as suas formas e funções. Deve-se dar oportunidade a estes sujeitos a interação de alguns gêneros textuais.

Conto: O tamanho não é o que faz mal a este gênero de histórias. É naturalmente a qualidade; mas há sempre uma qualidade nos contos que os torna superiores aos grandes romances,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com