TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento E Alfabetizacao

Exames: Letramento E Alfabetizacao. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 5

OS DIFERENTES INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

A questão da avaliação constitui tema que vem ganhando repercussão nas escolas em todo o mundo;

Discussões entre os teóricos educacionais Por tanto, é fundamental desnaturalizar as conceitualizações de avaliação.

Vinculando-as aos contextos sociais, econômicos e políticos que as constituíram.

Para que a avaliação assumisse a sua condição atual, tendo a função de controle

Do processo ensino/aprendizagem e do percurso do aluno durante a sua vida escolar.

É necessário que a "clássica" forma de avaliar, buscando os ''erros'' e os "culpados", seja substituída por uma dinâmica forma de avaliação, capaz de trazer elementos de transformação e uma crítica ativa para o bom trabalho. Nesse caso, todos são objetos e sujeitos de avaliação: professores/as, equipe de orientação, supervisão e direção, crianças e pais. Existem diversas práticas pedagógicas que caracterizam a Educação Infantil.

Funções atribuídas ao movimento no cotidiano das creches, pré-escolas e instituições.

Avaliação é dada ao acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, continuamente ".

Modelo de avaliação formativa. É que ele é visto como o melhor caminho para garantir a evolução de todos os alunos uma espécie de passo à frente em relação à avaliação conhecida como somática.

Um bom exemplo é o seguinte, o professor deixa de ser aquele que passa informações e passa a se preparar para que ele elabore seus próprios conhecimentos no seu dia-a-dia. A avaliação formativa não tem como pressuposto a punição ou premiação. Ela prevê que as crianças possuem ritmos e processos de aprendizagem diferentes.

Portfólio, relatórios de avaliação, todas essas nomenclaturas se referem, no sentido básico, à organização de uma coletânea de registros sobre aprendizagem do aluno que ajuda o professor/professora, os próprios alunos/as e as famílias uma visão evolutiva do processo.

É de fundamental importância e necessidade que a cada dia, seja feito no mínimo um registro, pois isso facilita e ao mesmo tempo possibilita que o professor e o aluno/a um retrato dos passos percorridos na construção das aprendizagens. É que a avaliação deve ser contínua (processual), pois, ao avaliar o processo de aprendizagem, frequentemente, o professor pode detectar aspectos que precisam ser melhorados, podendo, assim, intervir na sua própria prática de ensino ou nos fatores que estão interferindo nos resultados. A avaliação também deve ser bem planejada e articulada com os objetivos propostos no processo de ensino aprendizagem. Por outro lado, vários fatores devem ser considerados na avaliação, não apenas os cognitivos, mas também os afetivos e os psicomotores, Ou seja, deve contemplar o aluno e o processo de aprendizagem na sua integralidade.

A organização de Portfólio torna-se significativo pelas intenções de quem o organiza.

Não há sentido em coletar trabalhos dos alunos e alunas para mostrá-los aos seus pais/mães somente como instrumento burocrático.

Precisa constituir-se em um conjunto de dados que expresse avanços, mudanças conceituais e novos jeitos de pensar e de fazer, alusivos à progressão de estudantes.

Portanto, é a partir da análise de situações vividas pelos professores e professoras no seu cotidiano, através da expressão e manifestação de suas dúvidas e análises, que podemos estar verificando a prática na avaliação formativa.

Devido a diversas modalidades de avaliação surgiu um interesse de conhecer e ainda verificar o processo formal de avaliação formativa, e como é aplicado na Educação Infantil, acompanhando o desenvolvimento da criança.

Enfim, podemos relatar que são diversas as alternativas possíveis para acompanhar a progressão da criança, relacionando-a em diferentes aspectos de sua realidade física e social, resgatando as raízes culturais de seu meio e de outros. Fica o desafio e o comprometimento de construirmos conhecimentos que ajudem as crianças da Educação Infantil a avançarem um pouco mais em relação ao ponto de vista que se encontram, ou seja, utilizar a avaliação na Educação Infantil para promovê-los e não para classificá-lo.

A avaliação também deve ser bem planejada e articulada com os objetivos propostos no processo de ensino aprendizagem. Por outro lado, vários aspectos devem ser considerados na avaliação, não apenas os cognitivos, mas também os afetivos e os psicomotores. Ou seja, deve contemplar o aluno e o processo de aprendizagem na sua integralidade.

Avaliação se destina a colher informações e subsídios capazes de favorecer o desenvolvimento das crianças e ampliar seus conhecimentos. Nesse sentido, avaliar não é apenas medir, comparar ou julgar, mas sim muito mais do que isso, a avaliação apresenta uma importância social e política fundamental no fazer educativo.

CARACTERÍSTICAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com