TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento E Alfabetizaçao

Ensaios: Letramento E Alfabetizaçao. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 2 :

Características inerentes aos gêneros textuais:

Conto: É uma obra de ficção, um texto ficcional. Cria um universo de seres e acontecimentos de ficção, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.

Classicamente, diz-se que o conto se define pela sua pequena extensão. Mais curto que a novela ou o romance, o conto tem uma estrutura fechada, desenvolve uma história e tem apenas um clímax. Num romance, a trama desdobra-se em conflitos secundários, o que não acontece com o conto. O conto é conciso. Por outro lado, o conto é um gênero literárioque apresenta uma grande flexibilidade, podendo se aproximar da poesia e da crônica. Os historiadores afirmam que os ancestrais do conto são o mito, a lenda, a parábola, o conto de fadas e mesmo a anedota.

O primeiro passo para a compreensão de um conto é fazer uma leitura corrida do texto, do começo ao fim. Através dela verificamos a extensão do conto, a quantidade de parágrafos, as linhas gerais da história, a linguagem empregada pelo autor. Enfim, pegamos o "tom" do texto.

Fábula: É uma pequena narrativa em que se aproveita a ficção alegórica para sugerir uma verdade ou reflexão de ordem moral, com intervenção de pessoa, animais e até entidades inanimadas.

A fábula trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza, a ganância, a gratidão, o ser bondoso, o não ser tolo.

Muitas vezes, no finalzinho das fábulas aparece uma frase destacada chamada de MORAL DA HISTÓRIA, com provérbio ou não; outras vezes essa moral está implícita.

Não há necessidade de descrever com muitos detalhes os personagens, pois o que representam nas fábulas (qualidades, defeitos) já é bastante conhecido.

Tempo indeterminado na história.

É breve, pois a história é só um exemplo para o ensinamento ou o conselho que o autor quer transmitir.

Conflito entre querer / poder.

O título não deve antecipar o assunto, pois não sobraria quase nada paracontar.

A resolução do problema deve combinar com a sua intenção ao contar a fábula e com a moral da história.

História em Quadrinhos: Na História em Quadrinhos, o tempo e o lugar costumam ser indicados pela própria imagem. Algumas histórias apresentam quadrinhos com legenda. Trata-se de um pequeno texto que descreve algum fato ou informa alguma coisa, geralmente relacionada com o início da história. Existem diferentes tipos de balões (o balão é um elemento característico dos quadrinhos) que partem geralmente da boca das personagens, nos quais aparece a fala ou o pensamento delas. A letra usada no balão, geralmente, é de forma, maiúscula e parece ter sido desenhada à mão. Por vezes, as palavras são escritas em negrito, com um traço mais forte do que o normal, pois indica a maneira como são pronunciadas, com tom de voz mais alto ou ênfase.

As histórias em quadrinhos são consideradas textos literários de entretenimento. Esse gênero textual é utilizado para contar histórias com a ajuda de imagens, o que facilita a compreensão do leitor. Em geral, é formado de uma seqüência de imagens verbais e não-verbais combinadas, ou apenas de imagens visuais.

Em quadrinhos compostos apenas da linguagem visual, caberá ao leitor o papel de interpretar a história, atribuindo às imagens as palavras que estão ausentes, ou que o autor deixou implícitas.

Os quadrinhos apresentamos elementos básicos de uma narrativa – enredo, personagens, tempo, lugar e desfecho. Os balões de formas e tipos variados servem de suporte para os diálogos dos personagens ou para que eles mostrem suas idéias. O emprego de recursos expressivos como onomatopéias, letras de tipos diferentes e sinais de pontuação é freqüente nas histórias em quadrinhos.

Outro aspecto a ser observado é que a seqüência dos fatos apresentados é estabelecida pela seqüência dos quadros – cada quadrinho relata uma parte da história.

É importante que o leitor esteja atento aos gestos, à expressão da face e do corpo dos personagens retratados nas histórias em quadrinhos, porque, junto à linguagem verbal, conferem vigor e coerência ao texto.

Lendas: são narrativas acerca de seres maravilhosos e encantatórios, passadas em certo tempo e lugar, com pessoas, animais ou seres sobrenaturais. São crendices que fazem parte do imaginário popular, freqüentemente explicando fenômenos da natureza. Muita gente diz que lendas são apenas frutos da imaginação popular. Em muitos povos, porém, são os livros na memória dos mais sábios.

A origem de uma lenda pode ser um fato acontecido que se transforma pela imaginação popular.

Muitas vezes, com o passar do tempo, a narrativa verdadeira vai sendo deixada de lado e fica apenas a história imaginada.

As lendas fazem parte da nossa vida, pois desdecedo estamos acostumados a ouvir, ler e contar histórias que vêm desde muito cedo povoando a imaginação de nossos pais, avós, bisavós e outros antepassados muito antes deles. Essas histórias vão se modificando de uma região para outra, mas permanece a mistura do real e o fantástico.

Como outros textos de base narrativa, a lenda apresenta alguns elementos característicos: enredo (seqüência de acontecimentos colocados em ordem); personagens (representados por pessoas, animais, coisas); narrador (quem conta a história); espaço e tempo (a ação se passa em determinado lugar e em um período de tempo).

Poesia: é um gênero textual em versos e, mais raramente, em prosa em que a poesia, forma de expressão estética através da língua, geralmente se manifesta. Além dos versos, não obrigatoriamente, fazem parte da estrutura do poema as estrofes , a rima e a métrica.

Conforme a disposição dos versos e dos outros elementos estruturais, os poemas podem receber classificações ou nomes específicos (ou ser considerados gêneros literários próprios) tais como rapanha , haicai , poema-colagem, soneto, poema dramático, poema figurado, epopeia, etc.

Fortemente relacionado com a música, beleza e arte, o poema tem as suas raízes históricas nas letras de acompanhamento de peças musicais. Até a Idade Média, os poemas eram cantados. Só depois o texto foi separado do acompanhamentomusical. Tal como na música, o ritmo tem uma grande importância.

Um poema também faz parte de um sarau (reuniões em casas particulares para expressar artes, canções, poemas, poesias etc).

Poema: gênero textual em verso em que na maioria das vezes há poesia.

Poesia: caráter do que emociona, toca a sensibilidade e sugere emoções por meio de uma linguagem.

...

Baixar como  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »