TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento E Alfabetizaçao

Monografias: Letramento E Alfabetizaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  5.940 Palavras (24 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 24

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS – UNIDADE 3

ALINE AP.. EVANGELIISTA DE FREITAS RA: 7980697029

ELIZABETH AMARAL COSTA BELLO RA: 3876745514

JOSIANE ANACLETO DA CRUZ RA: 7980697007

MARIA NILZA JESUS SILVA RA: 7966698171

MARINA GABRIELA DOS SANTOS RA: 7373574053

Letramento e Alfabetização

Desafio Profissional apresentado ao curso de Pedagogia EaD da Universidade Anhanguera UNIDERP – 4ª série, como conclusão da disciplina Letramento e Alfabetização, tendo como tutora presencial: Profa. Marciene Reis.

Campinas

2014

SUMÁRIO

1. Introdução 3

2. Estar alfabetizado 4

3. Significados da alfabetização 7

4. Características dos gêneros textuais 8

5. Linguagem oral e linguagem escrita 10

6. A relevância da leitura e da escrita 15

7. Leitura e escrita de textos de memória 15

8. Planejamento de atividade 16

9. Considerações finais 17

10. Referências 17

1. Introdução

A educação é um processo amplo e complexo que abrange diversos sujeitos em diferentes modalidades de aprendizagem, que distingue e personaliza esse jeito de aprender.

A aprendizagem é um processo contínuo de construção e superação do não aprender temporário. É fundamental ao pedagogo conhecer a bagagem que cada sujeito construiu, para compreender suas estruturas mentais e seu modo de reflexão, tentando evoluir de um quadro mais simples e menos consistente para elaborações superiores. Esta construção de conhecimento implica numa inter-relação entre sujeitos, para que, num espaço de confiança, juntos possam recriar o conhecimento.

Para que haja aprendizagem, a relação professor e aluno precisam estar fortalecidos. O aluno deve alçar seu professor a um lugar de admiração, de modelo ideal, com identificação e fascínio pela relação pedagógica. O professor deve tratar seu aluno com respeito, despido de todas as suas certezas, sem ostentar sua posição de “dono da verdade”, nem de onipotente, aberto à curiosidade e às descobertas do aluno, numa relação horizontal, construírem um processo de trocas de desejos, de aprendizagem. De acordo com Fernández, “não aprendemos de qualquer um, aprendemos daquele a quem outorgamos confiança e direito de ensinar”. (1991, p.52).

Desta forma, a aprendizagem envolve inúmeras características, sendo necessária uma identificação e uma relação prazerosa, tanto com o conhecimento, como também com o educador, num processo dinâmico, ativo e contínuo; pois aprendemos desde o nascimento até a morte. O aprender envolve diferentes aspectos, competências e habilidades múltiplas. É também um processo pessoal, de forma que cada um aprende e deve buscar seu aperfeiçoamento, sendo também, gradativo e ascendente; pois em nossa trajetória vamos incorporando novas experiências e novos saberes de maneira a ajustar estes conhecimentos com os que já possuíamos.

O aprendizado de um sujeito é uma tarefa em constante modificação. Seu conceito já sofreu diversas alterações de acordo com as suas experiências na sociedade e o anseio carregado com o mesmo. O professor que ensinar por mera ação, de repetição, desqualifica todo o espaço educativo, que é o espaço de relação. Na alfabetização, ler e escrever por saber apenas, por estar meramente alfabetizado aponta para um índice quantitativo, diferente de quem realmente se beneficia deste conhecimento e o utiliza diariamente, tornando esse processo qualitativo e significativo.

Alfabetizar, também é um processo político, que promove a cidadania, a autonomia, quando for praticada com lucidez, pois oferece condições aos educandos de construírem sua bagagem de conhecimentos num contexto mais amplo, sendo esse refletido e apreendido pela complexidade das interações múltiplas que os ambientes, as pessoas e os objetos implicam.

Abordaremos na primeira parte deste trabalho, um aprofundamento do conceito de alfabetização, seguido de uma abordagem sobre a temática do letramento. Dando sequência, na terceira parte, o texto refere-se à inter-relação da alfabetização e do letramento. E, posteriormente, temos as considerações finais.

2. Estar alfabetizado é?

É inesquecível á qualquer pessoa o mergulho inicial no mundo alfabetizado. A construção de pequenas palavras que associadas, ainda que sem coerência, para qualquer leitor já imerso nesse universo, representa para os iniciantes uma descoberta incrível e o aprimoramento da linguagem verbal.

As recordações desse período de descobertas são peculiares a cada sujeito, dado que o método empregado para a alfabetização pode variar tempo/espaço, sendo o aluno introduzido por um professor ou um parente, como ouvinte ou observador. Fato é que todos tem guardado na memória a lembrança desses primeiros passos e a imagem daquele que descortinou o mundo dos símbolos e o introduziu a um novo universo, transformando-o em sujeito melhor aceito na sociedade.

Recordo-me de minha primeira professora a quem chamávamos de Professora Abigail, que lecionava em sua casa, muito brava, gritava, usava uma régua de madeira de 60 cm, que batia na mesa, para disciplinar os alunos; das suas aulas, que eram regidas pela cartilha, que me recordo até hoje o nome: a Cartilha que eu Queria, Heloisa Raposo Lage, Editora Conquista, na década de 60, tempos de um Brasil que alfabetizava seguindo e regido por regras, onde o professor era o detentor de todo o conhecimento, e ao aluno cabia acatá-los e aplicá-los

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com