TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento E Alfabetização

Trabalho Universitário: Letramento E Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.040 Palavras (5 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 5

Estar alfabetizado é a pessoa saber escrever, saber juntar as letras e formar palavras e atribuir significado e sentido das funções da escrita.

Ser alfabetizado nem sempre é ter autonomia na escrita e na leitura, por isso é importante alfabetizar letrando.

Antigamente o importante era somente alfabetizar, depois de um tempo, os professores trabalhavam a alfabetização com contos, poemas e jornais, hoje eles trabalham isso paralelamente, trazendo enriquecimento para o desenvolvimento do ler e escrever da criança.

Os Educandos no geral escrevem automaticamente aquilo que a professora ensina elas decoram, dessa forma não conseguem decodificar.

Para aprender ler e escrever tem que ser feito uma construção no sistema alfabético que tenha uma logica fazendo com que as crianças entendam.

Para iniciar uma alfabetização é necessário começar com uma palavra polissílaba em seguida uma trissílaba, após uma dissílaba e por ultimo uma monossílaba, pois é difícil para uma criança em processo de alfabetização compreender quantas letras tem uma monossílaba e isso acaba gerando um conflito.

Segundo Emília Ferreira estar alfabetizado hoje é poder transitar com eficiência e sem temor uma intrincada trama de praticas sócias ligada à escrita.

Ou seja, trata-se de produzir textos nos suportes que a cultura define como adequados para diferentes praticas, interpretar textos de variados graus de dificuldades em virtude de propósitos igualmente variados, buscas e obter diversos tipos de dados em papel ou tela e também, não pode esquecer, apreciar a beleza e a inteligência de certo modo de composição, de certo ordenamento peculiar das palavras que encerra a beleza da obra literária. Se algo parecido com isso é estar alfabetizado hoje em dia, fica claro por que tem sido tão difícil. Não é uma tarefa para se cumprir em um ano mais ao longo da escolaridade. Quanto mais cedo começar melhor.

http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/momento-atual-423395.shtml

.

Estratégia da leitura

Pode ser usada como estratégia de alfabetização e letramento uma roda de leitura, onde os alunos trocam livros, informações e ideias.

Essa atividade desenvolvida de uma maneira mais lúdica faz com o que a criança preste mais atenção e tenha mais interesse pela leitura, e assim desenvolve sua imaginação. Essa interação faz com que eles possam dar sua opinião e fazerem suas reflexões sem medo de errar.

Isso é importante por que assim os educandos reconhecem a importância da leitura e da escrita para a vida.

Aprendendo a Observar

Essa atividade desperta a observação e a coordenação motora da criança.

Propondo que a criança pinte a figura que está diferente nessa atividade, o professor analisa se realmente os alunos assimilaram as diferenças entre as figuras .

Relembrando

Solicitar que o aluno ligue as figuras á sua sombra e assim observar se o aluno realizou a atividade de forma correta .

Essa atividade desperta o reflexo, assimilação, observação e coordenação da criança.

Conte e Reconte

Pedir para que o aluno conte as figuras e escreva a quantidade correta, e contorne o numeral pontilhado.

Essa atividade desenvolve o raciocínio logico da criança , assimilação e coordenação motora.

Intrusos

Os alunos deverão marcar com um X a figura que não pertence à mesma espécie de cada coluna de animais e na segunda atividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com