TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento E Alfabetização.

Artigo: Letramento E Alfabetização.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2

Letramento e alfabetização:

O termo alfabetização está inteiramente ligado ao ato de ler e escrever. Leitura e escrita das letras, palavras, frases e textos.

Letramento, por sua vez, se dá quando aquilo que é lido ou escrito pelo sujeito alfabetizado é interpretado por ele. O letramento vai muito além da alfabetização e traz consequências positivas tanto para a pessoa individualmente quanto para a sociedade em que está inserida.

Um indivíduo letrado interpreta o que lê, questiona, busca informação e torna-se capaz de absorver o que é bom ou não; é ativo socialmente, e tem condições de intervir conscientemente para mudanças sociais.

A escola tem um papel fundamental nesse processo. Não se pode simplesmente alfabetizar e achar que é algo formidável. È necessário que alfabetização e letramento ocorram de forma simultânea. Apresentar o mundo das letras e palavras de forma significativa para o aluno torna prazeroso o processo de alfabetização, favorecendo o letramento. “Aprender a ler e escrever, é aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto numa relação dinâmica vinculando linguagem e realidade e ser alfabetizado é tornar-se capaz de usar leitura, escrita como meio de tomar consciência da realidade e de transformá-la” através da interpretação de cada um segundo Paulo Freire em 2001.

Alfabetizar uma criança com sem sentido palavras e frases como “o bebê baba” poderá torná-la uma pessoa incapaz de questionar o porquê todo bebê baba. Temos que trabalhar com as crianças de forma que elas aprendam a terem críticas para buscar respostas por meio delas mesmas. As dúvidas as fazem terem autonomia própria para busquem respostas, tornarem críticas faz com que elas cumpram seu papel na sociedade.

(Juliana Zanca)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com