TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento E Alfabetização

Dissertações: Letramento E Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

Problematização:

Muitos pais podem e devem ajudar seus filhos em sua alfabetização, porém a maioria atribui essa tarefa para a escola, acreditando que é pra isso que a criança deve ir para uma instituição de ensino, esquecendo-se que o educar também vem de casa.

Os pais podem influenciar o aprendizado através de um ambiente favorável, juntamente com estímulos à criança, como pedindo para a criança desenvolver uma tarefa, como uma lista de compras ou um quadro de recados na geladeira (a criança deve ajudar e sentir que está fazendo uma tarefa importante), também é possível dar um diário para a criança desenhar e escrever da maneira que souber, também pode marcar em um calendário datas de eventos , coisas significativas para ela e a família. Com esses pequenos atos é possível fazer grande transformação no interesse da criança por ler e escrever.

A maioria dos familiares, não se importa muito com o linguajar usado perto das crianças, achando por muitas vezes engraçado quando uma criança diz algum palavrão ou gíria, mas elas prestam muita atenção, mesmo quando, ninguém está prestando atenção nela e reproduz aquilo que o adulto faz, principalmente o adulto que ela admira.

Outra coisa bem simples, mas que com a era tecnológica pouca gente faz, é espalhar revistas pela casa, livros, folhas de sulfite em um lugar especial para a criança utilizar quando precisar usar sua imaginação e chama-la quando for ler, nem que seja um pedacinho do texto, pedir pra ela contar a história novamente com o livro na mão (ler para ela dormir é uma ótima maneira de estimular o interesse pelos livros e leitura).

Uma atitude muito importante que a família pode tomar é não apontar os erros da criança, mas sim mostrar o correto sem intimidá-la ou repreendê-la.

O mais importante é a decisão de ajudar essa criança a aprender e buscar a cada dia novas ideias para se fazer isso. Um ambiente familiar favorável para a alfabetização com certeza facilita muito o trabalho dos professores, além de tornar mais eficaz esse trabalho. Afinal de contas é na família onde a vida começa e nada melhor do que as pessoas mais amadas pela criança para começar a ensiná-la, pois ela é o espelho do que aprende.

Pontos positivos:

• É possível facilitar o aprendizado da criança em casa

• A criança se diverte

• Aprende com a família (quem admira e ama)

• Terá um desempenho melhor a escola

• A criança se sentirá importante e terá mais desejo de fazer as tarefas designadas

• Obterá um maior interesse pela leitura e escrita

• Maior sucesso nas etapas futuras

Pontos negativos:

• Muitos pais aderem a apenas à escola a responsabilidade da alfabetização

• O desinteresse da criança quando não há exemplo na família

• Maior dificuldade no aprendizado (quando não há estímulo)

Considerações finais:

A família tem papel fundamental no aprendizado da criança, seja na alfabetização, como em qualquer área de sua vida.

É preciso de um ambiente seguro e confortável onde ela se sinta à vontade para ser ela mesma e aprender se divertindo, junto de quem ama.

Embora os professores sejam fundamentais nessa fase do aprendizado, pois é a base para os outros aprendizados e o "portal" para maiores conhecimentos e descobertas, os pais e familiares tem o direito e o dever de ajudar nessa tarefa. Afinal a alfabetização é fundamental para as seguintes etapas e sem ela não há grande sucesso.

...

Baixar como  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »