TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento E Alfabetização

Trabalho Escolar: Letramento E Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

Dificuldades para lidar com a violência, indisciplina e dificuldade de aprendizagem.

O curso de pedagogia prepara o professor com teorias, mas na hora que chega a sala de aula o professor se depara com varias situações, como a violência, indisciplina e dificuldades de aprendizagem. Isso por que há regiões com muita violência, onde as crianças presenciam regularmente homicídios, brigas, assaltos. Mesmo com a graduação e a experiência que o professor tem quando ele se depara com uma situação dessas, não sabe como vai ser a reação dos alunos com aquilo que ele vai dizer, fazendo que a apreensão ao entrar na sala de aula seja inevitável. E dentro da sala de aula os alunos não conseguem se desligar com isso o conteúdo da sala de aula não é aproveitado, gerando assim baixo rendimento escolar.

Mesmo com cursos de capacitação que a Secretaria de Estado e Educação, Secretaria Municipal ou que são dados em faculdades e universidades, os docentes não estão preparados para enfrentar a diversidade e os problemas sócios que se refletem na sala de aula.

No curso de pedagogia e licenciatura a carga horária destinada a elas é insuficiente para capacitá-la o professor, para lidar com as dificuldades que aparecem em sala de aula. As violências que as crianças presenciam às vezes na comunidade e muitas vezes em casa, fazem com que não consigam se concentrar por problemas psicológicos. Muitas vezes o professor junto à escola precisa encaminhar o aluno para o serviço de psicologia que a prefeitura oferece, mas muitas vezes a demanda é tanta que o serviço é insuficiente para atender a demanda.

Nesses casos o professor deve ser o inspirador do aprendizado das matérias. Para isso ele deve pesquisar, inovar e incrementar seus conhecimentos pedagógicos, expandir sua cultura geral e procurar conhecer e desenvolver novas técnicas de ensino. Tornar a aula prazerosa para que os alunos deixem a violência de lado e aproveitem o que a escola pode lhes proporcionar que é o caminho do bem, do sucesso profissional, do caráter de uma pessoa correta. O professor consciente dessa realidade que precisa ser mudada pelo bem da humanidade, mais que a cada dia se torna mais difícil. Buscar técnicas e dinâmicas para estimular o desenvolvimento e a troca de experiência em sala de aula, fazendo com que essa realidade sofrida torne-se para eles um exemplo de que a vida precisa ser diferente do que elas levam, tornando essa nova geração motivo de orgulho para família e sociedade.

A violência não é algo fácil de lidar, mesmo havendo vários cursos de formação continuada, de semana pedagógica não se pode cobrar tanto dos professores para estarem preparados para enfrentar esse tipo de problema quando a sociedade também não está.

http://www.gazetadopovo.com.br/ensino/conteudo.phtml?id=917952&tit=Professores-e-os-desafios-dentro-da-sala-de-aula

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com