TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento E Alfabetização

Exames: Letramento E Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  3.093 Palavras (13 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 13

mento e Alfabetização

“ESTAR ALFABETIZADO É...”.

Estar alfabetizado é compreender e decodificar códigos (alfabeto), dominando a escrita, saber interpretar o que está lendo, livros, revistas, jornal, não apenas reproduzir oralmente aquilo que está impresso em textos e gravuras, ser capaz de escrever mensagens como: bilhetes, poemas, cartas, etc.•.

O QUE SIGNIFICA ESTAR ALFABETIZADO.

Estar alfabetizado significa atribuir significado e sentido às funções sociais vinculadas à escrita. Estar plenamente alfabetizado é ser capaz de compreender diferentes tipos de textos, possuir um repertório de procedimentos e habilidades para relacioná-los em um campo social determinado.

A aquisição do sistema da escrita não promove o desenvolvimento do intelecto, más sim, a reflexão e o uso da multiplicidade de funções da escrita. Os adultos não alfabetizados, apesar de não dominarem o código escrito, estão imersos em um universo letrado que oferece pistas e possibilidades para um pensamento alfabetizado.

Durante muito tempo, acreditou-se que, primeiro, os educandos deveriam conhecer as letras, saber juntá-las, relacioná-las com a pauta sonora, saber pontuação, regras gramaticais etc. Só depois conseguiriam lidar com a linguagem escrita, ou seja, com a elaboração e compreensão dos textos.

No campo da alfabetização de adultos, essa concepção ainda é muito frequente. Mesmo os adeptos da análise da realidade, quando no trabalho com a escrita, retrocedem ao ensino hierarquizado (primeiro, letras, depois, sílabas, palavras etc.).

O processo de ensino e aprendizagem da língua visa ao desenvolvimento da competência discursiva (ampliar a capacidade de produzir e interpretar textos orais e escritos), para possibilitar a resolução de problemas do cotidiano, a participação no mundo letrado, contribuindo para o exercício pleno da cidadania. Os textos orais e escritos e seus usos sociais e comunicativos assumem relevância como unidade básica do ensino. O trabalho com a língua escrita na escola deve estar estreitamente vinculado a suas funções comunicativas e sociais, aspectos discursivos e finalidade, sem anular suas características intrínsecas. É através do trabalho com a produção e interpretação de textos de uso social (orais e escritos) com a prática de leitura e escrita que a competência textual é desenvolvida nos adultos pouco escolarizados. Ler e escrever tem a função de comunicar algo.

Quem acompanha uma criança em seus primeiros anos escolares observa que muitas vezes ela lê uma história, por vezes curta e simples, mas não consegue compreender o que se passa nela. Isso se deve ao fato de que no início do aprendizado da leitura ela nada mais faz que decodificar o texto. Quando esta capacidade estiver desenvolvida, aí sim ela começará a dar um sentido maior ao que lê. Não podemos dizer que essa criança esteja alfabetizada

DEFINIÇÕES DE TEXTOS REPRESENTADOS PELOS LINGUISTICOS:

O texto tem organização e estrutura própria que definem o seu sentido. É o sentido do texto que estabelece a comunicação entre dois sujeitos - o destilador e o destinatário, portanto, o texto é um todo com significado e com o objetivo de comunicação. É fundamentalmente saber que o texto é uma ocorrência linguística dotada de certa formalidade o que lhe da sentido e lhe permite exercer a sua função sócio comunicativa. O tipo de texto e determinado pelo modo de estabelecer a interação entre o texto e o leitor. Isto significa que o tipo caracterizado pela natureza linguística e a construção teórica, aspectos lexicais, e sistemáticos, relações entre elementos, (discursivos, dissertativos, narrativos, argumentativos, expositivos, injuntivos) o gênero e características pelo seu estilo, pela sua função comunicativa para fim se destina (orais e escritas). Devemos garantir a criança um bom aprendizado tanto na leitura quanto na escrita, na interpretação da leitura, do gostar. É na alfabetização que o individuo promove sua socialização e possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos.

Letramento é o resultado de ensinar ler e escrever é o resultado que adquiri o indivíduo ou um grupo social. Saber ler e escrever é a ampliação da alfabetização. Muitas vezes uma pessoa é alfabetizada, mas não é letrado, lê o que está escrito, mas não consegue compreender, interpretar o que leu isso faz com que a pessoa tenha limitações sendo assim terá dificuldades em todas ás disciplinas. O professor tem total responsabilidade de transformar a criança alfabetizada em letrado, e isso será possível através do incentivo variado. Usando leituras de diversas tipologias textuais, exercícios de interpretação compreensão diferentes textos de materiais (livros, revistas, jornais, internet, blogs e-mail).

NOME DO TEXTO_AUTOR TIPOLOGIA-GENERO FAIXA ETÀRIA INDICADA

O livro que queria ser brinquedo.

Autor: Sandra Aymone.

História-falada 2º anos iniciais

Três... quatro... feijão no prato.

Você gosta? É bom e barato!

As três Marias

No céu estão

E quatro patas tem um leão

Autor: Ângela Finzeto

Poesia Falada Pré – Educação Infantil.

O sapo e o jardim florido Leitura escrita 3 anos iniciais

Autor: Luiz Norberto Pascoal.

Leitura escrita 3º anos iniciais

Piolho

Propaganda Publicitária

Leitura oral. Todos anos iniciais.

Placa de transito

Leitura oral Todos os anos Iniciais.

RELATÓRIO COM REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS DOS TEXTOS ESCOLHIDOS

O livro que queria ser brinquedo (Aymone Sandra- Fundação Educar/Dpaschoal 3ª edição2009): A importância da leitura;

Três mais um... quatro!(Coleção Poesias para crianças nº123,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com