TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento E Alfabetização

Trabalho Universitário: Letramento E Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  2.586 Palavras (11 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

PÓLO COTIA

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

ANDREINA MARIA MARTINI HOSPODARSKY RA 400853

MARISA DE FÁTIMA APARECIDO RA: 394379

SANDRA REGINA SALATA RA: 408025

Cotia

2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

PÓLO COTIA

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

ANDREINA MARIA MARTINI HOSPODARSKY RA 400853

MARISA DE FÁTIMA APARECIDO RA: 394379

SANDRA REGINA SALATA RA: 408025

Atividade Prática Supervisionada – ATPS – FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO - pela Universidade Anhanguera realizada sob a orientação da Professora a Distância Profa. Maria Rosemeire Farias.

COTIA

2013

SUMÁRIO

1 - Introdução.........................................¬¬............................................................. 4

2 – Processo de alfabetização ............................................................................. 5

3 – Características inerentes aos gêneros textuais .............................................. 6

4 – A importância do texto e da leitura na alfabetização ................................... 14

5 – Relevância do adulto ler para a criança e da criança viver num

mundo de leitura ................................................................................................. 10

6 – Considerações finais ...................................................................................... 13

6 – Referências Bibliográficas ............................................................................. 14

1 - INTRODUÇÃO

A presente ATPS (Atividade Prática Supervisionada) tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o tema Letramento, tendo como público-alvo alunos em processo de alfabetização.

Ao iniciarmos esta ATPS nos remeteremos ao tempo relembrando o momento de alfabetização de cada integrante da equipe, nossas descobertas, sentimentos, nesse momento tão marcante na vida nas crianças.

A seguir explanaremos sobre a importância e a relevância do uso da linguagem escrita e oral apresentando características inerentes à alguns gêneros textuais bem como iremos propor atividades coesas que podem facilitar o aprendizado das crianças.

Dentro sempre da temática do Letramento estaremos focando sobre o significado da produção textual e o valor que há na leitura feita pelo adulto para a criança assim também como qual importante é a criança viver num mundo de Leitura desde a mais tenra idade., visto que quando aprendemos a ler, passamos a entender o mundo que nos cerca pois, através da leitura o mundo caberá em nós.

2 - PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Com a tarefa de recordar o processo de alfabetização pela qual cada membro do grupo de trabalho da presente Atividade Prática Supervisionada – ATPS da disciplina “Letramento e Alfabetização pôde-se apontar as considerações que seguem:

As membros do grupo foram alfabetizadas em momentos e de formas distintas. Na época da alfabetização da Andreina, a nomenclatura era diferente de hoje, foi alfabetizada no 1º ano, no Grupo Escolar, com a Cartilha “Caminho Suave”, sem alfabetização anterior, aos 7 anos de idade, com professora presente na sala de aula. Não tendo boas recordações de sua alfabetização, a professora não era gentil como as professoras que vemos hoje, ela gritava com os alunos, existiam castigos humilhantes para aqueles que não realizavam as tarefas ou que não atendiam suas ordens, no caso de erro na escrita ou leitura, tínhamos de escrever inúmeras vezes tal palavra ou frase, preenchendo 4 ou 5 folhas do caderno. Já Sandra recordou que sua alfabetização também se deu no 1ª ano escolar, numa escola municipal, através de uma cartilha que se chamava “ Cartilha da Mimi”e que se lembra que tinha uma macaquinha ilustrando a capa. Tendo boas recordações do seu momento de alfabetização pois a professora embora fosse bem séria era carinhosa para os alunos e também paciente. Se lembra que uma das formas que tinha de aprender era através da cópia da cartilha e que tinham sempre que caprichar na letra. A Marisa também foi alfabetizada no primeiro ano em uma escola municipal aos 7 anos, com cartilha, sem alfabetização anterior, tendo boas lembranças de sua professora, rígida, porém muito carinhosa.

Estar alfabetizado, segundo nossa compreensão é entender o sistema de escrita além da representação dos fonemas, é estar inserido na cultura letrada, compreender o sistema de representação e compreender a leitura e escrita como forma de comunicação e utilizá-la adequadamente. O individuo alfabetizado consegue compreender e utilizar textos de diferentes níveis de compreensão. De acordo com a psicolinguista Emília Ferreiro em entrevista concedida a Márcio Ferrari em 2006, estar alfabetizado:

É poder transitar com eficiência e sem temor numa intrincada trama de práticas sociais ligadas à escrita. Ou seja, trata-se de produzir textos nos suportes que a cultura define como adequados para as diferentes práticas, interpretar textos de variados graus de dificuldade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com