TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento E Alfabetização

Projeto de pesquisa: Letramento E Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.542 Palavras (11 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO _________________________________________________04

2- RELEMBRANDO O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO _____________05

3- O SIGINIFICADO DE ESTAR ALFABETIZADO_____________________06

4- DEFINIÇÕES DOS TERMOS SEGUNDO FARACO__________________07

5- APRESENTAÇÃO DAS CARACTERISTICAS DOS GÊNEROS TEXTUAIS______________________________________________________08

6- PROPOSTAS DE ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO______________10

7-PERCEPÇÕES SOBRE A IMPORTANCIA DO TRABALHO COM

TEXTOS EM SALA DE AULA_____________________________________11

8- ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS DE MEMÓRIA______________________________________________________12

9-PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE QUE ENVOLVA LEITURA E ESCRITA_______________________________________________________14

10- CONCLUSÕES_______________________________________________15

11- REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS_____________________________16

INTRODUÇÃO

As etapas do trabalho foram divididas entre as integrantes para que cada uma ficasse responsável por uma parte da pesquisa, ficando decidido que após o término desta fase, haveria uma nova reunião para que todos avaliassem o material coletado e assim o trabalho pudesse ser elaborado.

Através das pesquisas realizadas foi possível refletir sobre o processo de alfabetização, letramento e seu real significado, baseado nas ideias Faraco e de Magda Soares entre outros educadores.

Relembrando o processo de alfabetização

ESTAR ALFABETIZADO É...

...poder fazer parte do mundo da escrita e da leitura, e a partir daí entender significados. Estar alfabetizado é também nos permitir adquirir conhecimentos e informações aprimorando nossa leitura do mundo.

(Anna Cláudia Caetano da Silva)

...ultrapassar o limite do ler e escrever é saber utilizar esse aprendizado como instrumento para promover a mudança social, alfabetizado é aquele que consegue ler o mundo em que vive e tem a compreensão para transforma-lo.

(Maria Regina da Silva)

...atribuir significados e funções sociais a leitura e escrita, é ir além da decodificação dos símbolos gráficos e sim entender e participar do mundo a seu redor, pois quando lemos e escrevemos adquirimos conceitos e interagimos com o meio em que vivemos.

(Daniela Aparecida de Mello Silva de Moura)

O SIGNIFICADO DE ESTAR ALFABETIZADO

Alguns professores desenvolvem seu trabalho a fim de alfabetizar de uma forma sintética e acredita que ele se concretizou junto com o fim da cartilha, não se preocupando com a metodologia, podendo não entender porque alguns de seus alunos não conquistaram o domínio da leitura e escrita ou não compreende a sua função social. Esses professores não conseguem entender a importância e o significado da alfabetização.

A alfabetização vai além da aprendizagem mecânica, é saber ler e escrever aprendendo o sentido que os mesmos, têm na sua sociedade, e é construído através de um longo processo, onde o individuo reflete, organiza e se apropria do código alfabético.

Quando um indivíduo está alfabetizado, ele não apenas decifra mecanicamente correspondências entre fonemas e grafemas, mas se apropria da leitura e escrita como um instrumento social.

Um indivíduo alfabetizado consegue desenvolver competências discursivas que os possibilita resolver problemas, tornando-o um cidadão crítico capaz de expressar sua opinião diante a sociedade.

O individuo torna-se um ser global, tendo condições necessárias para decifrar os símbolos que regem a sociedade humana, podendo escrever algo que possa fazer a diferença na sua vida e na de todos.

DEFINIÇÃO DOS TERMOS NA VISÃO DO AUTOR FARACO.

ALFABETIZAÇÃO: Capacidade de decodificar, ler e escrever autonomamente. É um a parte pequena, mas importante, de um processo maior que é a aprendizagem da língua.

LETRAMENTO: conjunto mais amplo de conhecimentos que permite participar do universo letrado (FARACO, 2006, p.24)

Segundo Faraco, decodificar é o mesmo que decifrar os códigos que articulam o uso da língua com os contextos sociais ou as situações de interação, isto é esclarecer ou descobrir o sentido de tudo o que se lê e escreve. É a interpretação da leitura realizada, é o transformar da língua escrita em língua oral.

Ler é a capacidade de extrair sentido de símbolos ou impressões. A leitura não deve ser feita por partes e sim como um todo. A leitura tem como objetivo a compreensão do leitor.

Escrever é diferente de falar, para escrever o aluno ouve o som e tenta codificar esse som em letra. A aprendizagem da escrita possui o objetivo de comunicar e a mesma deve ser ensinada de forma paralela, porém separada e autônoma do ensino da leitura.

A leitura e escrita estão ligados um ao outro, isto é, um depende do outro, porém sua forma de uso é que são diferentes.

Aprendizagem é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente, nesse processo o conhecimento é construído e reconstruído continuamente.

APRESENTAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DOS GÊNEROS TEXTUAIS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com