TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento E Alfabetização

Trabalho Universitário: Letramento E Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

Letramento e alfabetização -

Passo 1

Eu fui alfabetizada na 1 série com a cartilha. Lembro-me muito bem de A de abelha, E de elefante, I de igreja, O de ovo e U de uva e assim dessa forma sucessivamente todo o alfabeto. Foi tão marcante que até hoje na soletração de palavras ainda utilizo a minha memória dessa aprendizagem, exemplo a de abelha...

E muito interessante como a cartilha é um processo de alfabetização que funciona. Utilizando-se de imagens de coisas e imagens conhecidas como a letra A de abelha me foi apresentada.

Esse processo foi tão marcante que para mim era absolutamente difícil ser alfabetizado de uma outra forma. Não acreditava em outras possibilidades de alfabetização. Muito interessante isso não é mesmo¿

Isso porque acreditamos naquilo que conhecemos e isso é real. Eu acredito no ensino tradicional, porque foi dessa forma que conheci a linguagem escrita.

De uma certa forma o ensino tradicional é mecânico. Na base da “decoreba” portanto repetitivo. Mais o fato é que apesar das críticas, ele funciona, pois aprendi assim. Dessa forma eu conheci o código da língua e consegui ler e escrever. E hoje leio e escrevo de forma critica. Então sou prova viva de que a alfabetização tradicional também é eficaz.

Passo 2

Estar alfabetizado é aprender o código da língua escrita, e ter habilidades para ler e escrever...

Nos dias de hoje o foco da alfabetização é o letramento, ou seja, alfabetizar ”letrando”. Isso quer dizer uma função social da escrita e da leitura, para que a pessoas consigam entender diferentes textos, como por exemplo, bilhetes e jornais.

Um leitor crítico que tenha condições de ler e escrever de forma crítica. Que o mesmo consiga ler ou escrever algo de forma crítica, ou seja, que tenha habilidades de para concordar ou discordar, que possa opinar, expressar opinião sobre aquilo que esta lendo ou escrevendo.

Ouve um tempo em que a leitura crítica, o senso critico do cidadão só era desenvolvido na universidade, portanto somente quem chegava ao curso superior é que desenvolvia o senso crítico.

Hoje as crianças já são alfabetizadas com essa finalidade. Os tempos são outros e nossas crianças estarão bem mais preparadas que as crianças alfabetizadas pela cartilha por exemplo como as crianças da minha época (1977). De uma certa forma isso acontece como evolução da espécie provavelmente para acompanhar a nova era tecnológica e digital pela qual estamos chegando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com