TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento E Alfabetização

Trabalho Escolar: Letramento E Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  2.308 Palavras (10 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 10

Letramento e Alfabetização

Estar alfabetizado é quando a criança ou mesmo o adulto aprende a ler e escrever, ou seja, quando e ele consegue conhecer o alfabeto tanto escrito quanto sonoramente e também consegue formar sílabas e finalmente palavras. Mas só isso ainda não é o suficiente, para que a alfabetização seja completa, este aluno deve conseguir ler e escrever fluentemente para que possa compreender a ação almejada pelo educando e pelo educador, que é o conhecimento da língua oral e escrita.” (Adriana Hamilton)

Ler e escrever não é apenas representar sons ou decodificar símbolos e mais que aprender a simbologia gráfica existente na fala. Escrever também envolve a aprendizagem e é preciso entender gêneros textuais que estão a disposição do falante. Ser alfabetizado significa reconhecer e compreender esses símbolos e ser capaz de produzir mensagens compreensíveis para outros alfabetizados. Alfabetização envolve também desenvolvimento de novas formas de compreensão. O individuo alfabetizado promove sua socialização.

Ser alfabetizado é saber ler e escrever com propriedade, sendo também a aquisição de um código fundado na relação entre fonema e grafema, mas que vai além disso, que é o construir conhecimento e compreender a natureza da linguagem que se fala ao seu redor, tratando de compreendê-la, formular hipóteses relacionadas aos discursos existentes em nosso dia-a-dia, na realidade é compreender os gêneros textuais, que estão a nossa volta para podermos interagir na sociedade de maneira competente e eficaz, sendo formadores de opiniões.

Estar alfabetizado é conseguir decodificar, compreender o código, entender seu significado, porque o aluno deve ir além das entre linhas, deve buscar a fundo, de forma que consiga esmiuçar o código, de forma fluente e confiante. Então para isso acontecer é necessário que o educador instigue o educando a ler, escrever, socializar e estar em grupo trabalhando ideias e absorvendo novas palavras e novas experiências.

Estar alfabetizado é ir além da decodificação de um amontoado de letras e palavras. É envolver-se num processo dinâmico e prazeroso de escrita, leitura, releitura, compreensão e produção de diferentes gêneros e tipos textuais. É possuir habilidades próprias para ler e traduzir de maneiras diferentes (escrita, oral, gesto,) esse novo mundo que se apresenta. E num processo de troca de conhecimento, professor e aluno percebam que a alfabetização é um processo de produção de cultura gradual e contínuo.

Poema

O poema é uma obra literária que é apresentada no formato de versos.

A escolha do poema “Faz de conta” permitirá o conhecimento de um texto poético organizado em versos e estrofes com rimas fáceis de memorizar. Tendo como proposta o desenvolvimento da consciência fonológica, fundamental para o processo de alfabetização.

No estudo do texto, o trabalho de identificação de rimas favorecerá o desenvolvimento de capacidades operatórias – agrupar, classificar, analisar palavras – e propiciará a percepção dos efeitos sonoros que elas produzem.

Bilhete

O bilhete é um texto relativamente breve que permite a comunicação entre as pessoas. Por ser simples e breve, facilitará a produção de texto entre os alunos.

O trabalho com esse gênero textual será muito produtivo, permitindo ao aluno que descubra concretamente quais os passos seguir na produção de um bilhete, percebendo que a linguagem pode ser informal, pois o destinatário do texto é uma pessoa com quem ele tem certo grau de intimidade.

Fábulas

A fábula é um gênero textual com certo humor, ação, entretenimento. E por trazer um ensinamento no final, possibilita ao professor resgatar com seus alunos valores como ética, respeito á diversidade cultural que são fundamentais a vida em sociedade.

A escolha de textos narrativos tem como objetivo estimular o interesse e a curiosidade da criança, desenvolver o imaginário e oferecer situações necessárias ao desenvolvimento da capacidade simbólica e recriadora, importantes para a construção do conhecimento.

Tirinhas

As tirinhas são segmentos ou fragmentos de histórias em quadrinhos apresentando linguagem verbal e visual que oferecem oportunidades de leitura significativa e lúdica.

São ferramentas bastante atraentes para estimular a leitura dos alunos por meio de imagens e diálogos com frases curtas. Através das tirinhas, o professor explora aspectos relevantes da narrativa – tempo, espaço, situação inicial, personagens, problema a ser resolvido, desfecho, despertando a atenção dos alunos para a identificação, a ordenação, a sequência dos fatos, o resumo das ideias para que eles possam reconstruir o sentido do texto.

Atividades envolvendo a linguagem oral e a escrita

1ª Proposta: Textos cartilhescos

Atividade 1

Leia.

Ligue de acordo com o texto

Atividade 2

Leia.

Interpretação de texto

1. Responda.

a. Quem cuida do bebê?

b. Quem é a babá?

2. Copie a família do b.

ba be bi bo bu bão

3. Complete com a letra b e forme palavras.

------aú

-----abá

-----oba

.Atividade 4

Observe a ilustração e responda oralmente.

Na sua opinião, qual será o assunto desta parlenda?

Acompanhe a leitura do professor. Depois leia com os colegas. Faça o contorno de sua mão e escreva, como souber, o nome dos dedos de acordo com a parlenda.

Pesquise em livros e jornais palavras que tenham as letras da palavra DEDO. Recorte-as e cole-as no caderno. : A importância do trabalho com textos e da leitura no processo de produção de textos na alfabetização

A produção de texto é de suma importância na vida dos alunos, principalmente deve ter inicio na fase de alfabetização da criança. Pois, o docente deve trabalhar textos que desperte a curiosidade do aluno; ora o texto deve ter uma junção um sentido, para que o aluno possa começar a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com