TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento E Alfabetização

Exames: Letramento E Alfabetização. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  4.232 Palavras (17 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

NOME DO ALUNO: ANA CLÁUDIADA CONCEIÇÃO

NOME DO ALUNO: CLAUDIA MELLO

NOME DO ALUNO: DILVANI CUNHA CAMPOS

NOME DO ALUNO: JULIET FERREIRA ARRUDA DE SOUZA

NOME DO ALUNO: ROBERTA ALVES DE RAMOS

NITERÓI-RJ

2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

NOME DO ALUNO: ANA CLÁUDIADA CONCEIÇÃO RA: 4351853342

NOME DO ALUNO: CLAUDIA MELLO RA:3876730617

NOME DO ALUNO: DILVANI CUNHA CAMPOS RA: 4756771749

NOME DO ALUNO: JULIET FERREIRA ARRUDA DE SOUZA RA:5560122545

NOME DO ALUNO: ROBERTA ALVES DE RAMOS RA: 4540771690

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Letramento e Alfabetização”, sob orientação do professor-tutor a distância Adalgisa Bergamin Diples.

NITERÓI-RJ

2013

Sumário

Introdução 4

Relembrando o processo de alfabetização 5

O significado de estar alfabetizado 7

Definição dos termos na visão do autor Faraco 10

Apresentação das características dos gêneros textuais 12

Proposta das atividades de alfabetização 13

Percepções sobre a importância o trabalho com texto em sala de aula ....................................15

Planejamento da atividade que envolva a leitura e escrita .......................................................16

Considerações finais ................................................................................................................19

Referencias bibliográficas .......................................................................................................20

Introdução

Em nossa abordagem sobre Alfabetização e letramento enfatizaremos uma coletânea de atividades contendo dados sobre o desenvolvimento das habilidades de leitura.

Traremos à tona a importância e a conscientização do uso da leitura no processo de produção de texto, sobre a função das propostas didáticas para a produção de texto e revisão.

Abordamos ideias que resultam ao processo de alfabetização baseadas na compreensão dos pressupostos que envolvem os conceitos de letramento e alfabetização.

Relembrando o processo de alfabetização

Autora: Roberta Alves de Ramos

Relembrar o meu processo de alfabetização é relembrar de um momento muito importante da minha infância, pois foi muito prazeroso para mim o primeiro contato com as letras. Entrei na escola com quatro anos de idade na educação infantil, o que certamente ajudou muito no processo de alfabetização. Não me lembro exatamente do método de ensino utilizado, mas lembro-me da cartilha. Fui alfabetizada com a professora Marcele que era excelente, mesmo trabalhando com método tradicional ela respeitava a individualidade de cada aluno e buscava conhecer a história de vida de cada um de nós e nos orientava tanto nos conteúdos escolares, quanto na vida dentro e fora da escola. Não tive muitas dificuldades no meu processo de aquisição da leitura e escrita, sempre gostei muito de ler. Um dos momentos mais marcantes foi quando consegui ler o livro de historinhas que ganhei do meu pai, com ajuda da professora.

Autora: Claudia Mello

Fui alfabetizada no Colégio Municipal Castelo Branco, forma tradicional .Lembro-me das histórias e desenhos, liamos para turma as letras e fazíamos exercícios iguais a cada introdução. Treinávamos traçados das letras cursivas enchendo as linhas.

Todos os dias levavamos para casa atividades da letrinha que aprendemos .Minha professora era carinhosa e organizada. Tinha o domínio de encantar todos. Dentro de todas as minhas memórias era a forma de como ela contava as histórias com muita realidade e formosura. Era mágico .Até minha adolescência eu ia visitá-la levando um beijinho ou uma flor por todo carinho de nos alfabetizar. Infelizmente ela faleceu.

Autora: Dilvani Cunha Correa

Tenho ótimas recordações do meu processo de alfabetização, ele aconteceu num ambiente informal ou seja; fundo de quintal, como resultado aos cinco anos de idade já estava alfabetizada, porém tive que esperar o meu ingresso na escola regular que aconteceu aos 7 anos e na ocasião fui matriculada na 2ª série.

Autora: Ana Cláudia Conceição

Minha alfabetização, foi muito marcante. Pois lembro me bem da época em que fui alfabetizada. Entrei na escola com nove anos de idade, por motivos pessoais(separação dos meus pais).A cada dia estava em um lugar diferente. O nome da escola era Escola Estadual Baltazar Bernardino,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com