TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento E Alfabetização

Trabalho Escolar: Letramento E Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  3.081 Palavras (13 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Campinas – SP

2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Letramento e Alfabetização”, sob orientação do professor-tutor a distância Alessandra Ramos.

Campinas – SP

2013

Sumário

Introdução-------------------------------------------------------------------------------- 4

Relatório relembrando o processo de alfabetização------------------------------5

O significado de estar alfabetizado---------------------------------------------------6

Definição dos termos na visão do autor Faraco------------------------------------8

Apresentação das características dos gêneros textuais---------------------------9

Propostas de atividades de alfabetização------------------------------------------11

Percepções sobre a importância do trabalho com texto em sala de aula---13

Ideias do grupo que envolva atividades de leitura e escrita-------------------14

Planejamento de atividades que envolva a leitura e a escrita-----------------16

Considerações finais-------------------------------------------------------------------17

Referências bibliográficas------------------------------------------------------------18

INTRODUÇÃO

A alfabetização tem sido o grande tema e foco na educação atual. O ciclo I do ensino fundamental tem sido desafiador aos educadores aos quais se tem empenhado para minimizar sofrimento e conflitos, e assim o educando não só aprender a ler e escrever, mas, além disso, criar-se uma cultura de leitura e interpretação, aos quais possam permear por toda a vida, com valores e significados.

Neste trabalho, o desafio é proposto em pesquisas de atividades que possibilitem o desenvolvimento das habilidades de leitura, visando a sua importância e a atuação do educador frente às práticas que envolvam a temática Letramento, tendo como público alvo alunos em processo de alfabetização.

Relembrando o processo de alfabetização

Lápis e papel. Estas eram as ferramentas para a escola e fora da escola, para o educador e o educando. Com o passar dos tempos, foi introduzido a cartilha, tempo por muito tempo o dito “Caminho Suave” da autora Branca Alves de Lima, para a introdução do aprender a ler e escrever.

Muitos percorreram este caminho, com insegurança no início, mas através deste caminho, foi possível sonhar, voar e até hoje o registro da memória de muitas lições, temas que envolvem o nosso falar. Uma das lembranças do Caminho Suave era a associação das imagens com as letras, para melhor aprendizado, se dizia na época. I de Igreja, e tinha até Z de Zabumba, que no final dos anos 80 foi alterado para Z de Zebra, quase 90% das crianças dos anos 80 foram alfabetizadas neste método, que era o livro oficial do MEC para a antiga primeira série, e sem estar alfabetizado, o domínio da leitura e da escrita, não “passava de ano”, ou seja, não era promovido para a série seguinte.

O método da Cartilha Caminho Suave começa pelas vogais, forma encontros vocálicos e depois parte para a silabação. O sucesso editorial seria devido ao fato de unir o processo analítico ao sintético, facilitando o aprendizado. O domínio da escrita e da leitura era um privilégio, que rigorosamente se seguia, e os educadores com muita destreza impunham esta exigência para os educandos.

Atualmente, este método não é mais indicado pelos PCN’S, Parâmetros Curriculares Nacionais, é muito questionável segundo alguns especialistas apresentam uma insignificância de conteúdo, com vocabulários empobrecidos, mecanizando o aprendizado, em decorar as letras do alfabeto.

Seja qual for o método, sempre é possível em uma postura inovadora ou construtivista, fazer com que o processo de aprendizado da leitura e escrita esteja mais próximo possível da realidade da criança, porque afinal utilizamos a linguagem para os fins sociais, com valores e significados.

Estar alfabetizado é segundo Márcia Cristina Sesso Ramalho, dominar a leitura e a escrita, ter consciência, entendendo e compreendendo o seu significado, ampliando o saber para o seu meio, de forma prática, cultural, formando assim a história de um homem.

Portanto, a alfabetização envolve a formação de um indivíduo consciente e crítico, determinante para toda uma vida.

O significado de estar alfabetizado

Estar alfabetizado significa ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações; significa ler e produzir textos para atender a diferentes propósitos. A criança alfabetizada compreende o sistema alfabético de escrita, sendo capaz de ler e escrever, com autonomia, textos de circulação social que tratem de temáticas familiares ao aprendiz.

A Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010, que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, estabelece, no Artigo 30, que os três anos iniciais do Ensino Fundamental devem assegurar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com