TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento E Alfabetização

Pesquisas Acadêmicas: Letramento E Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  1.470 Palavras (6 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 6

Letramento e alfabetização

Etapa 1 passo 4 e Etapa 2 passo 1,2,3,4

Definição dos conceitos: decodificar, ler, escrever, aprendizagem e conhecimento segundo as idéias de Faraco.

Na leitura de Faraco, podemos relacionar diversas etapas da alfabetização que resultam neste completo desenvolvimento lingüístico.

O desenvolvimento da capacidade de reconhecer os símbolos, e reproduzir seus sons adequadamente é o ato de decodificar. Aprender a ler também é decodificar, é um procedimento utilizado pelo leitor para identificação das relações grafemas (letras) e fonemas (sons). Mas mesmo assim, o que parece ser tão fácil Faraco nos mostra primeiramente a importância da leitura e escrita, portanto alfabetização é um processo complexo e cheio de variações.

Definição dos conceitos:

Decodificar: Decifrar o que está codificado; o que está em símbolos.

Ler: Percorrer o que está escrito e interpretando-as. Ser capaz de reconhecer palavras ao vê-la escrita.

Escrever: Representação por meio de escrita. Criar (obra literária cientifica etc.).

Aprendizagem: Ato, ou processo ou efeito de aprender.

Conhecimento: Ato ou efeito de conhecer. Informação ou noção adquirida pelo estudo ou pela experiência.

Todos esses conceitos definem a alfabetização e letramento. Mais precisamente a letramento, pois alfabetizado individuo até pode ser, mas para ele dominar a escrita e ser capaz de produzir textos com escritas corretas, ele precisa ter conhecimento do que fala, do que produz e do que escreve.

Tabela de Gêneros Textuais de acordo com a faixa etária.

Conto

Correio Criança

Autor: Correio Popular de Campinas

Editora: RAC

Justificativa: As crianças aprenderam a fazer uma leitura interpretativa e critica, vai aprender a analisar as informações, identificar as marcas de intencionalidade e construir a própria opinião. E num segundo momento passam a explorara a notícia, o que requer uma atenção mais apurada, para que possa atrelar os fatos atuais à matéria de forma crítica e impessoal.

Fabula

Fábulas de Monteiro Lobato

Autor: Monteiro Lobato

Editora: Globo

Justificativa: As fábulas de Monteiro Lobato é um agrupamento das Fábulas de Esopo e La Fontaine, possuem situações irreais, como animais que falam mas ao mesmo tempo relacionam fatos que ocorrem no cotidiano das crianças e explicam os comportamentos sociais (desenhos animados, histórias, jogos) e, além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais. E sem mencionar o leque de atividades que podemos retirar da leitura de fábulas, relacionando leitura visual, escrita e oral.

Quadrinhos

Turma da Mônica.

Autor: Mauricio de Souza.

Editora: Panini

Justificativa: Para as crianças de 2 a 3 anos, é interessante utilizar as histórias em quadrinhos pois despertam os interesses das crianças para diversos temas, como o companheirismo,a amizade, as diferentes culturas, a alimentação, a higiene e o respeito que devemos ter pelo próximo.

Poesia

Dicionário Aurélio Ilustrado

Autor: Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda.

Editora: Positivo Editora

Justificativa: Compreender que há critérios para a organização de um texto em parágrafos, mas que eles não são fixos, podendo variar de acordo com o estilo pessoal do produtor e com a intenção comunicativa. Além de trabalhar os significados das palavras, oferece a oportunidade de enriquecer o vocabulário das crianças.

Lenda

É uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos.

O Projeto Contando Lendas tem como finalidade o desenvolvimento da leitura e escrita, contribuindo assim para o processo de alfabetização e letramento dos alunos, que ainda estão construindo seus saberes sobre o Sistema Alfabético de Escrita.

ATIVIDADES LÚDICAS COM ÊNFASE NA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA.

“Continue a história...” – ênfase na linguagem oral.

Objetivos:

Desenvolver a criatividade; o respeito pela fala do outro; e o discurso narrativo.

Organize as crianças sentadas em roda e comece contando uma história que elas conheçam bem. Pode ser um conto ou uma fábula. Repentinamente, pare e peça a elas que continuem sendo fiéis ao texto ou inventando. Deixe-as contar até um determinado trecho e retome lendo a história original. É possível também inverter a ordem pedindo que os pequenos contem ou criem o início, fantoches e fantasias à disposição para a atividade ficar mais interessante.

Quando falamos de melhora no processo de leitura e escrita, não falamos só em atividades que melhoram o desempenho, mas também no que estimula o interesse. Na linguagem oral o falante tem claro com quem fala e em que contexto. O conhecimento da situação facilita a produção oral. Nela o interlocutor, presente fisicamente, é ativo, tendo possibilidade de intervir, de pedir esclarecimentos, ou até de mudar o curso da conversação. O falante pode ainda recorrer a recursos que não são propriamente lingüísticos, como gestos, mímicas ou expressões faciais. Baseado na contribuição de Froebel a criança se expressaria através das atividades de percepção sensorial, da linguagem e do brinquedo. A linguagem oral se associaria à natureza e à vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com