TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento E Alfabetização

Projeto de pesquisa: Letramento E Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.335 Palavras (14 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 14

Indaiatuba

Outubro/2013

Introdução

Esse Trabalho irá apresentar o tema “alfabetização e Letramento” “que consiste em atividades que auxiliem os alunos que estão nesse processo de ensino aprendizagem ao fazerem as atividades vão conseguindo experiência suficiente para aprenderem a ler e escrever, e entenderem a interpretar o que escrever ou leem”.

Por isso que a leitura e o contato com os livros nos primeiros anos da alfabetização é tão importante porque conforme as crianças vão crescendo isso vai virando rotina e ampliando seu vocabulário e a sua aprender a pronunciar e a escrever com mais facilidade.

Nesse trabalho trocaremos algumas experiências como o modo no qual fomos alfabetizados e os matérias didáticos utilizados, e discutiremos o que é estar alfabetizado para cada integrante do grupo, deixando o esse trabalhos mais interativo.

Desenvolvimento

Esse trabalho foi desenvolvido em grupo, através de encontros semanais na faculdade do polo com o intuito de esclarecer as duvidas expor ideias e refletir sobre as propostas apresentado ficando o trabalho organizado da seguinte forma:

⦁ Relatório sobre “Estar alfabetizado é....”. de acordo com as respectivas de cada integrante do grupo.

⦁ Relatório sobre o que é estar alfabetizado.

⦁ Relatório sobre a definição dos termos, decodificar, ler, escrever, autonomamente, aprendizagem e conhecimento.

⦁ Relatório com as definições dos gêneros textuais.

⦁ Propostas de atividades

⦁ Relatório sobre a proposta das atividades

⦁ Atividade.

ETAPA 1

Relembrar como foi seu processo de alfabetização, de acordo com os aspectos a seguir relacionados:

⦁ Se foi alfabetizado na 1ºsérie com cartilha.

Não fui alfabetizado, através de tabelas do alfabeto que contem as letras e os objetos nas quais elas iniciavam, e tabelas com as famílias das silabas.

⦁ Se for alfabetizado antes de entrar na escola.

Não antes de entrar na escola, eu apenas desenhava e brincava.

⦁ Alfabetizou-se na educação infantil, ou antes, de 5 anos.

Alfabetizei-me mesmo na 1ºsérie, até então fazia só o pré de 5 e o pré de 6 que era mais voltado para atividades Lúdicas.

⦁ Não se alfabetizou no primeiro ano de sua escolaridade.

Sim me alfabetizei no 1º ano, nele aprendi a escrever meu nome, e a junta às silabas formando as palavras.

⦁ Alfabetizou-se observando algum adulto ou criança mais velha.

Sim isso me ajudou bastante, eu observava os alunos mais avançados da sala de aula.

⦁ Tem boas recordações de seu processo de alfabetização.

Sim de meus amigos, e professores, foi uma época muito gostosa, a cada novo aprendizado e elogio era um estimula a mais para que eu conseguisse.

Compartilhando experiências

A nossa infância, uma das fases da nossa vida mais pura e inocente era feliz e não sabíamos o que nessa época mais nós preocupavam era com as brincadeiras e em crescemos logo para fazer as coisas que queríamos.

Agora que crescemos e somos adultos, conseguimos ter a percepção da importância daquela época e o quanto foi marcante em nossas memorias. O nosso primeiro objetivo era a nossa alfabetização como queriam saber o que estava escrito na televisão, ou então em alguns bilhetes ou frase, era a curiosidade entrando em ação as nossas vidas e como ela foi fundamental para esse processo das nossas vidas, foi através dela que fomos aos empenhando e buscando cada vez mais o aprendizado, ocorria muitas vezes até disputas entre nossos companheiros de sala, afinal quem não gostaria se for o primeiro a aprender a ler a escrever o seu nome sozinho?

Foi através desses interesses em comum que conseguimos ir soletrando, e adquirindo experiência suficiente para conseguirmos a formar palavras, frases e finalmente textos e conseguimos nossa alfabetização, o que sem duvida é uma fase marcante na vida de qualquer adulto.

O que você tem todo mundo pode ter, mais o que você sabe ninguém pode tirar de você, ou seja, esse é o seu diferencial e através desse primeiro passo que levaremos para a vida toda ele é o primeiro passo de muitos para se tiver uma grande formação e uma ótima educação.

1º Relatório “Estar alfabetizado é....”.

Estar Alfabetizado é... você saber ler e escrever, conseguir desenvolver suas teorias criticas e reflexões, capazes de introduzir você numa sociedade, é você conseguir ser um cidadão independente através da sua leitura e ortografia, conseguir ler e compreender as coisas isso ajuda e interferi muito no seu dia a dia, como contas, pegar um ônibus entre mais coisas.( Wesley Rodrigues Lima).

Estar alfabetizado é.......desenvolver um contexto atraves da escrita , é se informar atraves da da leitura é buscar noticias, se interagir, selecionando o que nos disperta interesse, é seguir historias em quadrinhos, fazer comunição atraves de bilhetes , cartas, telegramas ,Estar alfabetizado e se emocionar-se com as hitorias lidas é descobrir a si mesmo atravez da leitura e pela escrita e entender quem agente é e descobrir quem podemos ser.(Bruna Braz)

Estar Alfabetizado é ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações, ler e produzir textos para atender a diferentes propósitos. É poder, no mundo da cultura da tela e das imagens e sons com os meios eletrônicos, conseguir acessar informações e delas se utilizar com senso crítico.( Fernanda Teixeira).

Estar alfabetizado é reconhecer e compreender símbolos, números, letras e ser capaz de com eles produzir mensagens compreensíveis, é ser capaz de compreender diferentes tipos de textos, é ter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com