TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento E Alfabetização

Casos: Letramento E Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 5

Década de 40 – século XX Época em que se se intensificou a democratização da escola, a escola passou a receber um numero de aluno muito mais numeroso e heterogêneo.

Até os anos 80 do século XX

Época em que a organização por ciclos começou a ser introduzida no Brasil a 1ª serie correspondia a serie de alfabetização só o aluno considerado alfabetizado era promovido para a 2ª serie.

Anos 90 do século XX até o inicio do século XXI Etapas de alfabetização, ou no caso de sistemas que optaram pela progressão continuada, passam pelo ciclo ainda não alfabetizado.

Século XXI ate os dias atuais Diferenciação entre aquisição e desenvolvimento da língua oral e escrita foi se tornando cada vez mais clara, distinção entre alfabetização e letramento.

Texto – Processo de alfabetização

Na nossa época o processo de alfabetização se dava inicio no nas EMEI, Pré-escola. Eram utilizados métodos de memorização, á principio era ensinado às cores as letras, todos os dias quando os alunos chegavam à sala de aula era feita uma chamada de presença e logo em seguida a professora ensinava o alfabeto.

Quando os alunos já estavam dominando o alfabeto inteiro, a professora dava inicio a uma nova etapa, que era ensinar as silaba, logo começava a ensinar palavras.

Na época me recordo que o lúdico era uma ferramenta muito utilizada dentro da sala de aula, a professora também utilizava de recursos de áudio e vídeo como ferramenta nesse processo de aprendizagem.

Contar histórias também era uma ferramenta muito usada. Não era exigido muito das crianças em virtude da idade. Levando em consideração a bagagem que a maioria trazia consigo saber escrever o nome já era uma grande vitória.

Datas festivas também serviam de ferramenta nesse processo. Era muito gratificante conseguir escrever o nome do pai e da mãe numa data comemorativa.

E quando o ano terminava nem todos estavam alfabetizados, mais certamente os que não estavam alfabetizados iriam se alfabetizar na 1ª série.

Reuniões de acompanhamento escolar eram sempre marcadas, nessas reuniões eras expostos somente para os pais o rendimento escolar dos seus filhos existia todo um trabalho em conjunto com os pais.

Analfabeto Uma palavra de origem latina (analphabētus) que se refere àquelas pessoas que não sabem ler nem escrever. Porém, o termo costuma ter um uso mais extenso e é usado para fazer alusão aos indivíduos que são ignorantes ou que carecem de instrução elementar em alguma disciplina.

Alfabetizado O termo alfabetização faz referência ao processo mediante o qual uma pessoa pode aprender a ler e a escrever, duas atividades ou funções que lhe permitirão se comunicar com o resto dos seres humanos a um nível mais profundo e abstrato. A alfabetização é muito importante para que uma pessoa possa desenvolver ao máximo suas capacidades e isto não quer dizer que uma pessoa analfabeta não possa levar adiante sua vida, sim é verdade que lhe custará bem mais conseguir um bom trabalho, mas principalmente poder se comunicar com outros já que não saberá ler nem expressar por escrito suas ideias.

Alfabetização Ensinar a ler e escrever decodificar

Alfabetismo/Letramento Fazer o uso do ler e escrever

Aquisição da língua (oral e escrita) A aquisição da língua seja ela oral ou escrita é um processo de expressão de ideias.

Processo de desenvolvimento da língua (oral e escrita) Habilidades e conhecimentos de escrita, tal como ocorre com as habilidades e conhecimentos de leitura, devem ser usadas diferencialmente para produzir uma diversidade de materiais escritos.

Contexto cultural do aluno No processo de alfabetização e letramento o contexto cultural do aluno, faz toda diferença, pois o aluno tem a sua cultura e podemos usar essa cultura como ferramenta no processo de alfabetização e letramento.

Áreas de conhecimento que favorecem a compreensão sobre o processo de alfabetização Psicologia, Linguística e Pedagogia.

Alfabetização funcional A Unesco define "analfabeto funcional “como toda pessoa que sabe escrever

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com