TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento E Alfabetização

Exames: Letramento E Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

Brincando e Dançando com os Movimentos do Corpo

Tags: 6ªcre, educaçãoinfantil, creche.

O professor de Educação Infantil Wanderson da Silva Santi da Creche Municipal José Goulart desenvolveu com os alunos do maternal o projeto Brincando e Dançando com os Movimentos do Corpo durante o 1º semestre de 2012. Seu objetivo principal era que seus alunos pudessem utilizar atividades de movimento em contextos significativos.

O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. As crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo maior controle sobre o seu corpo e se apropriando cada vez mais das possibilidades de integração com o mundo.

Engatinham, caminham, manuseiam objetos, correm, saltam, brincam sozinhas ou em grupos, com objetos ou brinquedos, experimentando sempre novas maneiras de utilizar seu corpo e seu movimento.

Ao movimentar-se, as crianças expressam sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades do uso significativo de gestos e posturas corporais. Esta deve ser a ênfase dada ao trabalho de desenvolvimento de competências motoras na Educação Infantil.

Pensando nisso, o professor de Educação Infantil Wanderson da Silva Santi, da Creche Municipal José Goulart desenvolveu com seus alunos do maternal o projeto Brincando e Dançando com os Movimentos do Corpo.

Alguns momentos do projeto Brincando e Dançando com os Movimentos do Corpo

O objetivo principal era que as crianças pudessem utilizar atividades de movimento em contextos significativos de sua experiência. O trabalho desenvolvido pelo professor Wanderson com seus alunos contribuirá com as questões atitudinais, com a capacidade de se relacionar com o outro, dialogar e resolver problemas. Questões estas que sempre acontecem em contextos de jogos e brincadeiras.

O projeto em questão teve duração de um mês e contou com diversas atividades que envolveram movimentos como saltar, rolar, pular, empurrar, picar papel, entre outros. Veremos o registro em fotos das atividades realizadas com a turma do maternal da Creche Municipal José Goulart.

Alunos do maternal realizam movimento de saltar no colchão

Alunos desenvolvem o relacionamento e o equilíbrio brincando e pulando em jornais

Professor Wanderson realiza ginástica diária com os alunos do maternal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com