TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento E Alfabetização

Artigo: Letramento E Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  3.056 Palavras (13 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 13

POLO PRESENCIAL ROSEIRA

MARIA APPARECIDA RONCONI FAZZERI

Letramento e Alfabetização

Professora EAD Rosemeire Lopes

Atividades Práticas Supervisionadas

– RA

i - RA

- RA

– RA:

– SP

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................................................3

REFLEXÃODO GRUPO ESTAR ALFABETIZADO É:...................................................4

ESTAR ALFABETIZADO É:.................................................................................................4

DEFINIÇÕES DOS TERMOS DECODIFICAR, LER, ESCREVER, AUTONOMAMENTE, APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO:..................................5

APRESENTAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DOS GÊNEROS TEXTUAIS:.............6

MODELOS DE ATIVIDADES QUE ENVOLVA ORAL E ESCRITA:..........................7 ATIVIDADES QUE ENGLOBE A LEITURA E A ESCRITA:.........................................8

CONSIDERAÇÕES DA EQUIPE SOBRE A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM TEXTOS EM SALA DE AULA PARA ALFABETIZAÇÃO E DA LEITURA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO:...................................................................................9

ATIVIDADES QUE ENVOLVAM LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS DE MEMÓRIA:...........10

PLANO DE AULA..........................................................................................................13

CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................14

BIBLIOGRAFIA.......................................................................................................15

INTRODUÇÃO

Esta pesquisa mostrará as concepções da alfabetização, o quanto mudou o conceito de estar alfabetizado e como é importante o trabalho de leitura e escrita na sala de aula. Deve se ter variedade de textos trabalhados e atividades diversificadas para o aprendizado se tornar mais rico, como o uso de conto, fábulas, histórias em quadrinhos, lendas e poesias. sempre prestando atenção na qualidade dos textos usados e no interesse da criança para essa leitura.

REFLEXÃO DO GRUPO ESTAR ALFABETIZADO É :

Estar alfabetizado é muito mais que decodificar códigos ou atribuir significados,é um aprendizado,no qual o indivíduo não só obtém a habilidade de ler,mas a capacidade de interpretar,compreender,criticar,resignar e produzir conhecimentos. (Vanessa Aparecida dos Santos).

Antigamente o conceito de estar alfabetizado era saber escrever o próprio nome, hoje em dia a concepção mudou é a pessoa ser capaz de ler, escrever e compreender. É ler um livro e entender o que ele quer passar, poder se envolver naquela história. É não ter apenas o conhecimento das letras e sim o entendimento que o conjunto delas representa. Poder interpretar de uma receita a uma crônica, ter discernimento claro e poder reproduzi-los de forma original, é transmitir suas ideias e sentimentos com clareza. (RozileiMataczinski).

Estar alfabetizado é compreender e interpretar um texto, pois somente assim o individuo poderá dizer que produziu conhecimento. (Margaretede Almeida C.C.Oliveira).

No passado e no presente para a maioria das pessoas estar alfabetizado é só o fato de saber ler e escrever se diz que uma pessoa que foi a escola está alfabetizada e outra que nunca foi é completamente analfabeta.Atualmente estar alfabetizado não é somente dizer que se sabe ler e escrever, estar alfabetizado implica compreender o que se lê e saber o que se escreve.Estar alfabetizado significa poder enfrentar a todos os tipos de textos, saber utiliza-los expressar-se corretamente em distintos lugares e situações estando sempre atualizado.

Muitas vezes não depende do grau de escolarização tem pessoas que estão avançadas na escola e ainda tem um baixo grau de alfabetização, enquanto outras, nunca foram a escola e a vida lhes ensinou a ser alfabetos.(VagnerLuis de Jesus).

Estar alfabetizado é saber ler e escrever, é “brincar” com as letras, formar palavras, frases, textos; transmitir ideias e sentimentos. E além de tudo, exige habilidade apurada da coordenação motora fina, capacidade de interpretação, não somente de textos escritos, pode ser uma imagem, um símbolo, um desenho etc.(Andréia Cristina Ramos Cabral).

ESTAR ALFABETIZADO É:

Estar alfabetizado é ter domínio da leitura e da escrita.Ter domínio de entendimento dos textos lidos interpretá-los, compreendê-los para refletir,aprender,desenvolver-se sobre estes textos. A alfabetização na prática pedagógica se dá por meio da leitura e interpretação;produção de textos escritos;análise linguística;sistematização do código. É necessária a leitura complementar de diferentes tipos de textos como: narrativo-descritivo,dissertativo de correspondência,textos argumentativos,informativos narrativos,textos lúdicos, textos didáticos. É necessário ter uma boa qualidade de textos a serem lidos e se faz necessário observar se é uma leitura de pura aferição ou leitura de intervenção.Estar alfabetizado compõe na produção de textos.Primeiramente,quando o aluno ainda não domina a escrita ,e posteriormente á medida que vão evoluindo,praticando o texto escrito.

DEFINIÇÕES DOS TERMOS DECODIFICAR, LER, ESCREVER, AUTONOMAMENTE, APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO:

Decodificar:Identificar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com