TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento E Alfabetização

Artigos Científicos: Letramento E Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  3.175 Palavras (13 Páginas)  •  779 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

NOME: ANDRÉA LOURENÇO RA: 7324550998

NOME: DAMARIS PEREIRA DOS SANTOS RA: 1299334351

NOME: DANIELE BARBOSA CORREA RA: 7581599926

NOME: JAQUELINE DE BRITO RA: 7324463997

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

TUTORA: ROSE ELAINE DE OLIVEIRA SANTOS

TAUBATÉ

NOVEMBRO/ 2014

ALFABETIZAÇÃO

Falar sobre alfabetização é se desenvolver em um contexto de letramento como início da aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, e de atitudes de caráter prático em relação a esse aprendizado. Citaremos abaixo o olhar individual e discussão apresentada pelo grupo sobre a Alfabetização.

“Estar Alfabetizado é ir além do mundo imaginário da criança, é procurar conhecer através da leitura de letras, palavras, frases e textos a expressão do mundo”.

Andréa Lourenço

“Estar alfabetizado é entender que estamos em um processo de construção constante da aprendizagem. É dentro deste principio que nossa leitura será mais completa e dinâmica”.

Damaris Pereira dos Santos

“Estar alfabetizado é ser capaz de ler e produzir textos para atender vários propósitos, onde a criança compreende a forma alfabética de escrever. É aprender a interpretar tudo que está lendo. É saber “brincar” com as letras, frases e textos, formar palavras, aprendendo a transmitir idéias e pensamentos. É adaptar-se a função social constituintes dos atos de ler e escrever, é fazer uso da leitura e da escrita no cotidiano, é ser capaz de ler um livro, um jornal, uma revista, é estar apto a escrever uma carta, é poder ir muito além do código escrito. É poder conseguir acessar informações e delas aplicar com senso critico e não apenas o “copiar e colar””.

Daniele Barbosa Correa

“Estar alfabetizado é ir além do que se pode ler e escrever e sim ser criativo, curioso, pesquisador, ou seja, desafiar seus próprios limites”.

Jaqueline de Brito

ALFABETIZAR SIGNIFICA...

Com base nas discussões do grupo, percebemos que estar alfabetizado é ir além do processo continuo, tem sua função social.

Saber ler e escrever é, na verdade, mais do que dominar um instrumento, pois o cidadão se insere na sociedade. Não significa apenas conhecer o sistema alfabético da língua escrita, saber fazer letras ou lê-las em um ato de leitura. O uso adequado da linguagem escrita e de outras linguagens supõe saber ler criticamente diferentes tipos de textos, desfrutar de um texto literário, expressar claramente, em uma carta, os sentimentos.

Quem escreve põe em jogo seus conhecimentos sobre a língua escrita, o sistema de escrita, o sistema de notação alfabética e também sobre a situação de produção.

A alfabetização é uma atividade pedagógica, inserida no processo ensino/aprendizagem de línguas, que tem como intenção preparar o cidadão com mais um instrumento de comunicação verbal, a escrita.

"O processo de alfabetização nada tem de mecânico do ponto de vista da criança que aprende. A criança constrói seu sistema interativo, pensa, raciocina e inventa buscando compreender esse objeto social complexo que é a escrita.”

"Quando uma criança escreve tal como acredita que poderia ou deveria escrever certo conjunto de palavras, está oferecendo um valiosíssimo documento que necessita ser interpretado para ser avaliado. Aprender a lê-las, interpretá-las é um longo aprendizado que requer uma atitude teórica definida."

Emilia Ferreiro

DEFININDO TERMOS DA ALFABETIZAÇÃO

Historicamente na educação muitos termos tomaram novos sentidos, faz-se necessário uma pesquisa para compreendermos cada termo e termos praticas alfabetizadoras coerentes para o uso correto desse processo.

Portanto, segundo o dicionário Aurélio definimos as palavras:

• Decodificar: Escrever em linguagem clara e comum um texto escrito em código.

• Ler: É um conjunto de habilidades e conhecimentos linguísticos e psicológicos, estendendo-se desde a habilidade de decodificar palavras escritas até a capacidade de compreender textos escritos. Ler é um processo de relacionamento entre símbolos escritos e unidades sonoras, e é também um processo de construção da interpretação de textos escritos.

• Escrever: É um processo de relacionamento entre unidades sonoras e símbolos escritos, e é também um processo de expressão de idéias e de organização do pensamento sob forma escrita. Escrever engloba desde a habilidade de traduzir fonemas em grafemas, até habilidades cognitivas e metacognitivas; inclui habilidades motoras, ortografia, uso adequado da pontuação, habilidade de selecionar informações relevantes sobre o tema do texto e de decidir como desenvolvê-lo, habilidade de organizar as idéias no texto, de estabelecer entre elas, de expressá-las adequadamente.

• Autonomamente: De maneira autônoma; em que há autonomia. Que não depende de outro.

• Aprendizagem: Ação, processo, efeito ou consequência de aprender; aprendizado. A duração do processo de aprender; o tempo que se leva para aprender. O exercício inicial sobre aquilo que se conseguiu aprender; experiência ou prática.

• Conhecimento: Ato ou efeito de conhecer. Informação ou noção adquirida pelo estudo ou pela experiência. Consciência de si mesmo.

GÊNEROS TEXTUAIS

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com