TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Letramento E Alfabetização

Exames: Letramento E Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2

Início > Formação ▼ > Na prática ▶ > Oficinas > Letramento e Alfabetização



Letramento e Alfabetização

Início

Oficinas

Conversa inicial

A seção Oficinas foi criada para oferecer material de apoio às reuniões pedagógicas na escola, sequências de atividades pedagógicas voltadas para a formação continuada do professor.

Nesta primeira proposta, são sugeridas oficinas que têm como objetivo a reflexão sobre o conceito de letramento e sua articulação com a prática de sala de aula.

Além das atividades, a seção oferece orientações e dicas para a condução do trabalho em grupo.

inicioimg1.jpg

Antes de iniciar, é importante que você leia todas as atividades propostas, os boxes como as explicações e os textos de apoio. Bom trabalho!

inicioimg2.jpg

Quadro síntese das oficinas

Alfabetização e Letramento

Objetivo: Possibilitar que os participantes do grupo reflitam sobre os conceitos de letramento e alfabetização, articulando-os com sua prática.

OFICINAS

OBJETIVOS

TEMPO

PREVISTO

1. Resgate das lembranças de alfabetização e letramento. Possibilitar que o participante reflita sobre seu próprio processo de alfabetização e letramento, diferenciando a aprendizagem da base alfabética da aprendizagem de outros usos e funções sociais da leitura e da escrita.

1h

2. Leitura do texto Foram muitos os professores de Bartolomeu C. de Queiroz. - Possibilitar que o participante reflita sobre como o letramento se dá na e pela interação com pessoas que exercem atividades de leitura e escrita no cotidiano, inclusive no cotidiano escolar.

- Refletir sobre o que motiva o aluno a aprender a ler e a escrever e a importância do afeto na relação ensino e aprendizagem.

1h

3. Leitura e discussão da entrevista de Magda Soares - Letrar é mais que alfabetizar. Possibilitar que o participante reflita e se aproprie teoricamente dos conceitos de letramento e alfabetização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com