TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Licenciando Em Educação Física

Pesquisas Acadêmicas: Licenciando Em Educação Física. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

OSVAN COELHO BRITO – 1086951

PROJETO DE ENSINO

BALEADA

Projeto elaborado visando à estimulação da prática da baleada, um esporte não convencional, nas escolas, bem como obter aprovação na disciplina Praticas Corporais e Não Convencionais, orientado pelo Prof°.: Vinicius Barbosa De Morais.

MAIQUINIQUE - BA

2014

TEMA: Baleada

OBJETIVOS:

• Respeitar a individualidade de cada um;

• Desenvolver o trabalho em grupo;

• Educar através do esporte;

• A compreensão das regras da baleada;

• Desenvolver as habilidades pertinentes para prática esportiva;

• Conhecer os benefícios e riscos das diferentes práticas esportivas;

• Estimular a prática esportiva;

• Evitar a seletividade;

JUSTIFICATIVA

Na maioria das escolas nos deparamos com os esportes convencionais (futebol, vôlei, basquete, handebol, etc), porém podemos praticar também outras atividades, que podem ser consideradas não convencionais. Uma atividade de passatempo, de divertimento, jogos em grupos, são atividades que podem ser praticadas, e definidas como não convencionais.

A mídia está sempre presente por novas atrações para que tenham sempre mais audiência e por isso hoje em dia em quase todas as modalidades esportivas ela está presente, no entanto alguns esportes se mantêm a margem dela, quer pelo inexpressivo número de praticantes e admiradores ou até por falta divulgação, principalmente dentro do contexto escolar.

Os conteúdos propostos pelo professor de Educação Física deve propiciar, além do desenvolvimento físico, o desenvolvimento das capacidades de pensar e o aprimoramento e desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para o exercício da cidadania e da prática do lazer.

Apesar de ser muito popular entre os alunos, a baleada, faz-se necessário nas aulas de educação física escolar, pois oportuniza aos alunos a práticas esportivas não convencionais, mobilizando assim a produção do conhecimento a partir dessas práticas esportivas não-convencionais.

METODOLOGIA

Reunir os alunos na quadra da escola e propor a eles a um jogo de baleada, em conversa verificar se alguém já praticou o jogo, caso algum aluno já conheça, o professor irá pedir que ele explique como se joga incluindo suas regras. Após explicação do aluno se necessário o professor completa a explicação ou até outro aluno poderá fazer isso. Para jogar baleado é necessário ter uma bola de borracha, estilo bola de voleibol e um espaço retangular de aproximadamente 18m por 9m, no casa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com