TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança E Poder

Ensaios: Liderança E Poder. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2013  •  1.919 Palavras (8 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO

Enquanto gerentes cumprem suas funções de coordenação de pessoas e gestão de negócios, líderes transformam pessoas e constroem negócios a partir de sonhos. Enquanto a gerência é uma ciência na qual existem atitudes certas e atitudes incorretas, a liderança é uma arte que vem de dentro das pessoas. As pessoas vão ser líderes pelo que são e não pelo que fazem. Nas empresas, ambos são necessários, mas os líderes são essenciais.

O melhor exemplo que pode ilustrar essa necessidade é o do exército. Em tempos de paz, funciona muito bem somente com gerentes. Mas quando chega o momento da guerra, qualquer exército que tenha somente bons gerentes vai ser derrotado com facilidade. Nesse momento, tornam-se fundamentais os líderes. São eles que farão com que os soldados superem todos os limites que antes pareciam intransponíveis. São os grandes líderes farão com que essas pessoas atinjam resultados extraordinários em momentos de adrenalina máxima.

O mercado empresarial brasileiro vive hoje momentos de guerra. As empresas e as pessoas investiram muito pouco nos últimos anos no desenvolvimento da liderança. Isso vale para funcionários de pequenas e grandes empresas, empreendedores, autônomos e prestadores de serviços. Por causa disso existe a necessidade tão premente de se desenvolver líderes eficazes e transformadores. Esses líderes vão se sobressair nessa guerra, inspirando e movendo pessoas.

Palavras - chave: Desenvolvimento. Gestão. Liderança.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 Liderança 5

2.1.1 Estilos de liderança 5

2.2 Poder 7

2.2.1 Tipos de poder 7

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho terei como objetivo fazer considerações e análises sobre liderança, abordando também através deste tema os estilos de liderança, conceitos e tipos de poder.

Quando se aborda o tema liderança, em geral observa-se o papel do líder como condutor de sua equipe, e das particularidades do trabalho coletivo.

Questionar um líder sobre sua participação como membro da equipe, levantar seus sentimentos a respeito da sua visão como mais um componente, mas levando em consideração a particular responsabilidade de conduzir os demais ao resultado, podemos ver aspectos nem sempre registrados como significativos. O líder assumindo uma posição integrada junto a equipe, ele assume uma postura privilegiada, de crítico e participante ao mesmo tempo.

O exercício de liderança exige que o líder tenha uma percepção acentuada, pois ele deve ser capaz de praticar uma escuta eficaz, permitindo assim a troca de mensagens entre ele e a equipe, sem perder a liderança.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 LIDERANÇA

Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, tendo a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que dessa forma possam contribuir da melhor maneira para alcançar os objetivos do grupo.

A liderança é de grande importância para os gestores, pois os líderes têm um papel fundamental no desenvolvimento do grupo ou organização. Devemos lembrar que liderar não é uma tarefa fácil, pois a ela está ligada ao sucesso, e ou, fracasso de seus liderados. Liderança exige paciência, honestidade, humildade, disciplina, respeito, comprometimento e confiança, pois o grupo é formado por colaboradores dos mais diferentes níveis.

Podemos definir liderança como sendo um processo de dirigir e influenciar, fazendo com que as pessoas sigam suas idéias e determinações de boa vontade, pois liderar não significa impor ordens e regras, mas sim estimular para que o trabalho seja desenvolvido da melhor forma.

Os líderes influenciam seus seguidores, por isso se acredita que os líderes devem considerar a ética em suas decisões. Apesar, da liderança ser importante para a gerência os conceitos não são os mesmos. Liderança é o que somos e gerência é o que fazemos. Lembrando que nem sempre um bom líder é um bom gerente e vice-versa.

2.1.1 Estilos de liderança

Existem três estilos de liderança: Autocrática, democrática e liberal.

Liderança autocrática - o líder é focado apenas nas tarefas. Também pode ser chamada de liderança autoritária ou diretiva. O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados.

Liderança democrática - pode ser chamada também de liderança participativa ou consultiva, deixando assim que haja participação dos liderados no processo decisório. O líder procura ser um membro normal do grupo.

Liderança liberal - é o tipo de liderança onde há liberdade, não precisando da supervisão do líder. Os liderados ficam livres para por seus projetos em prática, tendo a mínima participação do líder. O mesmo faz apenas comentários irregulares sobre as atividades dos membros quando perguntado.

Líder é aquele que consegue cooperação do grupo que dirige, sabendo respeitar a figura da alegria em trabalhar e cooperar, além de obter produtividade máxima. Liderança não é brilho, pois o sucesso muitas vezes nos leva a grandes armadilhas. Um líder deve ter sensibilidade para construir uma cultura de respeito mútuo entre as pessoas, fazendo-as crescer e produzir.

Há uma grande diferença entre o conceito de liderança para autoridade formal (poder). Liderança é uma qualidade pessoal, ou seja, várias características especiais que fazem de um indivíduo, um líder. Já o poder está relacionado à função que é exercida. Onde o indivíduo tem autoridade de tomar decisões de acordo com cargo que possui.

Liderança Situacional

De acordo com a necessidade de um modelo significativo nesta área, surgiu a liderança situacional, onde se define a maturidade como a capacidade e a disposição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com