TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança - Modulo 1

Monografias: Liderança - Modulo 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  1.812 Palavras (8 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 8

MÓDULO 1

O VIAJANTE E O GUERREIRO

Neste módulo, você verá como desenvolver competências que ajudarão em sua trajetória rumo à excelência da liderança. Utilizando dois personagens, o Viajante, para a competência Visão Sistêmica, e o Guerreiro, para Liderança e Planejamento veremos, a seguir, formas de:

-avaliar o nível pessoal da competência visão sistêmica;

-reconhecer o valor da competência visão sistêmica;

-identificar conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados à visão sistêmica;

-identificar a estratégia do líder com visão sistêmica;

-enumerar as etapas de desenvolvimento do líder com visão sistêmica;

-mapear as próprias áreas de desenvolvimento em relação à equipe;

-demonstrar integridade em todas as suas ações e um controle sobre sua própria pessoa;

-viver sem se lamentar pela complacência ou pelo lamento, sem ganhar ou perder;

-estar sempre alerta e lúcido a tudo que o rodeia.

O Módulo 1 está dividido em três tópicos:

1.1 O Viajante

1.2 Guerreiro

1.3 Recapitulando

1.1 O Viajante

Antes de entender a visão sistêmica, confira a fábula abaixo. A história tem como base a visão sistêmica que será explicada a seguir.

Fábulas Que Ensinam

O rato foi até o porco e lhe disse:

- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira!

- Desculpe-me, senhor Rato, disse o porco. Mas, não há nada que eu possa fazer a não ser rezar. Fique tranquilo. O senhor será lembrado nas minhas preces.

Um rato, olhando pelo buraco na parede, viu o fazendeiro e a mulher abrindo um pacote. Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado. Correu até o pátio e advertiu aos outros animais: - Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa!

A galinha, disse:

- Desculpe-me, senhor Rato. Eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.

O rato dirigiu-se, então, à vaca. Ela, num muxoxo, disse: Uma ratoeira? Isso não me põe em perigo... Então, o rato, cabisbaixo, voltou para a casa para encarar a ratoeira. E naquela noite, ouviu-se um barulho!Meu Deus! Seria a ratoeira pegando sua vítima?

A mulher do fazendeiro correu para ver de onde vinha o barulho. No escuro, ela não viu que a ratoeira havia pegado a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher... O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre.

Para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal. Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la. Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco.

A mulher recebia visitas todos os dias. Muita gente mesmo!Para alimentar todo aquele povo, o fazendeiro, então, sacrificou a vaca para servir churrasco aos amigos! Isso é visão sistêmica: entender as relações e como uma parte pode afetar a outra.

O líder viajante é aquela pessoa que estimula os outros a alçar novos voos. Ao passar pelo caminho do viajante, você aprende a conviver com o medo e o domínio, o risco e a confiança, a certeza e a incerteza, o alvo e o caminho. O líder viajante tem a capacidade de manter a visão do todo e entender a relação entre as partes. Essa compreensão chama-se visão sistêmica e o ajuda a realizar ações que podem influenciar o futuro.

Para entender melhor, conheça o olhar, o perfil e a postura do líder viajante.

Olhar do Viajante

O turista delega sua viagem a uma agência e segue a programação feita por outros. O viajante tem sua própria meta, é um verdadeiro explorador, deixa-se seduzir pelo encanto do inesperado. Engana-se, refaz sua rota. Leva pouca bagagem. Cresce com a caminhada. Faz do estranho o conhecido. Assume a vida como uma aventura que vale a pena ser vivida, sem nunca perder o entusiasmo, a capacidade de aprender e surpreender-se.

Perfil do Viajante

Explora o mundo externo e também interno, trabalhando na construção permanente de sua identidade. Cultiva a paixão pelo conhecimento, tem espírito pioneiro e abraça as causas que valem a pena lutar. Escuta seus sentimentos, enfrenta seus temores, identifica suas necessidades e descobre seus sonhos e dons.

Postura do Viajante

O viajante tem o coração aberto ao desconhecido, supera medos, preconceitos e certezas. Desfruta a viagem, valorizando o caminho. Está aberto a novos pontos de vista e se mistura nas formas de vida, culturas e maneiras distintas que encontra pelo caminho, tornando a viagem mais agradável e desafiante.

Chegou a hora de conhecer quais são as 6 etapas de desenvolvimento do líder viajante. Confira!

1. Postura de Estabilidade

Caracterizada pela aceitação da rotina e pela ausência do espírito explorador. Podemos exemplificar a etapa da estabilidade em momentos onde o líder ainda não percebeu as mudanças ou as oportunidades à sua volta.

2. Sinal de Alerta

Causada por algum acontecimento que nos tira da zona de conforto. Por exemplo, uma perda ou uma mudança inesperada na vida pessoal ou profissional, agindo como elemento alavancador para a ação. Nas organizações, o sinal de alerta pode ocorrer quando um cliente, por exemplo, muda de fornecedor ou quando se perde um grande projeto. Isso acorda o líder para a ação.

3. Encontro com as Sombras e Dragões*

Frente ao desconhecido, emergem os temores.

(*) Medos e sentimento de insegurança oriundos da perda de estabilidade podem aparecer nesta etapa que podem paralisar a ação do líder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com