TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança, Visão Sistêmica E Maiêutica

Dissertações: Liderança, Visão Sistêmica E Maiêutica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  2.274 Visualizações

Página 1 de 3

Maiêutica

Logo no começo do diálogo Teeteto Sócrates dá sua definição de maiêutica, e faz isso porque afirma que algo dentro da alma do jovem Teeteto está querendo vir à luz. Nesse momento Teeteto faz um gracejo, e diz a Sócrates que só pode dizer algo sobre aquilo que sente, afirmando assim não sentir nada em sua alma que pareça querer nascer. Sócrates começa então a explicar o que afirmava ele estar acontecendo com o jovem Teeteto. Segundo Sócrates, assim como sua mãe fora uma famosa parteira ele também praticava semelhante arte. A diferença principal que Sócrates expõe é que, sua mãe praticava o parir do corpo, ao passo que ele, o da alma. Não que ele queria dizer que havia um nascer constante de novas almas a partir de outras, longe disso, para o filósofo, os frutos da alma são o saber, e é isso que ele pretende fazer, ajudar jovens a parir o saber que sai de sua alma, pois, segundo Sócrates é na alma que reside todo o saber pertinente ao ser humano.

Mas para entender a visão sistêmica, primeiro precisamos delinear as principais características de um sistema, dentre as quais podemos citar: Um sistema é composto por partes. Todas as partes de um sistema devem se relacionar de forma direta ou indireta.

Visão Sistêmica

Visão sistêmica consiste na habilidade em compreender os sistemas de acordo com a abordagem da Teoria Geral dos Sistemas, ou seja, ter o conhecimento do todo, de modo a permitir a análise ou a interferência no mesmo.

A visão sistêmica é formada a partir do conhecimento do conceito e das características dos sistemas.

Visão sistemática é a capacidade de identificar as ligações de fatos particulares do sistema como um todo. Foi desenvolvida a partir da necessidade de explicações complexas exigidas pela ciência.

Mas para entender a visão sistêmica, primeiro precisamos delinear as principais características de um sistema, dentre as quais podemos citar:

Um sistema é composto por partes.

Todas as partes de um sistema devem se relacionar de forma direta ou indireta.

Um sistema é limitado pelo ponto de vista do observador ou um grupo de observadores.

Um sistema pode abrigar outro sistema.

Um sistema é vinculado ao tempo e espaço.

Liderança

No ano de 1896, a Livraria do Congresso dos Estados Unidos, não continha um único livro que tratasse do tema Liderança. Hoje a bibliografia é vasta. O pesquisador Ralph Strogdill define liderança como um processo de influenciação voltado para o atingimento de um objetivo.

Existe um forte componente interpessoal, uma relação entre líder e liderado, em que o primeiro procura influenciar e conduzir o segundo.

Estabelece a liderança em um contexto social, em que existe liderar e liderados

Estabelece um critério essencial ou um papel a ser exercido pelo líder: o de atingir objetivos.

Liderança é o processo de desenvolver ideias e uma visão, viver de acordo com valores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com