TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança e Desenvolvimento de Equipes

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  995 Palavras (4 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 4

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação à Distância

Unidade de Aprendizagem: Liderança e Desenvolvimento de Equipes

Curso: Ciências Aeronáuticas

Professor: Alessandra de Oliveira

Nome do aluno: Lakatuch Keoma Ramos

Data: 10/08/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Cada proposta teórico-prática de exercício da liderança enfoca alguns aspectos. Observamos, na maioria das proposições, forte preocupação com a comunicação do líder. Somos sujeitos comunicativos e essa capacidade nos faz ter acesso a tudo o que a humanidade já construiu, nos faz aprender a ser, nos permite interagir e desenvolver. Por meio da comunicação o Líder manifesta suas características e exerce sua própria existência e missão: liderar.

A revista Exame publicou trechos de discursos famosos onde líderes de diversos segmentos deixaram mensagens importantes para formandos americanos. Os discursos falam de valores que cada qual julga importante para o exercício da carreira, ao mesmo tempo em que demonstram um estilo de agir profissionalmente.

Reportagem “10 discursos de formatura famosos que valem para toda a vida”

Link: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/10-discursos-de-formatura-famosos-que-valem-para-a-vida-toda#6

Autora: Talita Abrantes. Acesso em 21/03/2014.

Leia a reportagem, assista aos vídeos dos discursos e, após, responda as questões abaixo:

1. Analise 5 líderes e seus respectivos discursos demonstrado na reportagem e estabeleça vínculos desse material com o que vimos em nossos estudos sobre as teorias de liderança. Isto é, responda a seguinte pergunta: em que tipo de teoria de liderança e/ou em que aspecto da liderança estudados em nossa unidade de aprendizagem o tipo de liderança presente em cada discurso se insere?  Articule a prática com a teoria em estudo. (5,0 pontos)

Siga o esquema a seguir para apresentar a sua resposta completa.

Esquema:

Discurso 1:

Nome do líder autor desse discurso: Steve Jobs

Estilo de liderança e justificativa para esse ser o estilo de liderança disponível em seu discurso: É um dos líderes visionários, era altamente inteligente e capaz de estimular novos mercados, mas tinha um temperamento explosivo.

Ao meu ver ele tinha autoconfiança em seus conhecimentos e em seus projetos, tinha o poder de inspiração até porque queria fazer o que gostava tornando prazeroso o seu trabalho. Incentivava o trabalho cooperativo, trabalhando em função das pessoas, com habilidades interpessoais.

 

Discurso 2

Nome do líder autor desse discurso: Michael Dell

Estilo de liderança e justificativa para esse ser o estilo de liderança disponível em seu discurso: O famoso curioso, que desmontou um computador para ver como funcionava. É aí que vemos que a criatividade é um fator importante para a liderança sendo um traço de personalidade de um líder. Ele não foi conhecido por carisma e nem por visão, mas segundo ele “você não tem que ser um gênio ou um visionário para o fazer, basta acreditar no seu sonho e mergulhar intensamente no negócio”. Vendo por esse lado ele é um líder que não se encaixa muito em conceitos do nosso livro e muito menos conceitos dados em artigos da internet, ele foi um homem que trabalhou de acordo com a suas necessidades buscando um objetivo atrás do outro.

 

Discurso 3

Nome do líder autor desse discurso: John F. Kennedy

Estilo de liderança e justificativa para esse ser o estilo de liderança disponível em seu discurso: JFK, político, presidente da maior potência mundial, USA, era conhecedor de todos seus discursos, ele mesmo elaborava seus discursos trazendo assim segurança ao que se referia. Por ser político tinha o poder de recompensa. Acreditava que um líder teria que ser rodeado de pessoas inteligentes e de uma estruturada familiar. Tendo um conceito que tornava a sua liderança de crachá uma liderança de conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (322.4 Kb)   docx (76.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com