TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança no município de Augusto Pestany

Seminário: Liderança no município de Augusto Pestany. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Seminário  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

2 Contextualização

O Município de Augusto Pestana – RS, foi criado pela Lei Municipal nº 5.030 de 17 de setembro de 1965 e emancipado em 14 de maio de 1966. A partir daí, começou a atuação dos gestores públicos na organização orientada pelos objetivos institucionais.

Nessa perspectiva de organização esta inserida a liderança com o objetivo de criar condições objetivas de desenvolvimento das pessoas.

3 Questão de Pesquisa

A liderança é um aspecto muito importante nas organizações, chega a ser relacionada à organização e a direção das pessoas e organizações, como salienta Bergamini (1997, p.205):

O conceito de liderança segundo Bergue (p.95), é a capacidade de fazer com que um grupo, ainda que sob circunstancias adversas, responda positivamente à indicação de um rumo de ação, por reconhecê-la como viável e necessária.

Liderança, como frisa o texto (Bergue, p. 94), ocupa uma posição de destaque na gestão, porque podemos associá-la à pessoas ou grupos. Liderar é a habilidade de dirigir pessoas ou grupo de pessoas de forma que juntos sejam atingidos os objetivos comuns, além de atingir a confiança dos indivíduos que formam a equipe. Na Administração Pública percebo que é mais difícil o trabalho do líder, pois o mesmo permanece na equipe por tempo determinado em função das mudanças a cada Gestão. Percebe-se muitas vezes que os líderes são pessoas despreparadas e chegam fazendo imposições aos servidores de carreira, os quais muitas vezes resistem as mudanças, por isso acredito que é mais difícil, porque não há um comprometimento e nem qualificação. A liderança no meu entendimento não pode nem deve ser imposta ela deve ser aceita e conquistada pela equipe. O líder precisa ouvir a opinião do grupo para delegar e estimular seus integrantes para o desempenho das tarefas com sucesso.

A partir das exposições é apresentado o seguinte problema: Como se encontra a liderança na Prefeitura de Augusto Pestana?

4 Objetivo geral

O objetivo geral deste trabalho é analisar a liderança na Prefeitura Municipal de Augusto Pestana?

5 Objetivos específicos

5.1 Identificar as recomendações teórico/acadêmicas sobre a liderança;

5.2 Analisar a percepção dos subordinados e gestores sobre a liderança;

6 Justificativa

Bergamini (1994) afirma que dentro dos diversos aspectos estudados sobre liderança, é perceptível que alguns autores se preocuparam exclusivamente com os traços da personalidade que tornavam os líderes eficazes; outros buscaram averiguar o que o líder faz e assim definiram alguns tipos de liderança; houve também os que determinavam que a eficácia do líder dependesse de variáveis ambientais e outros que se dedicaram ao estudo das motivações sobre os líderes.

À capacidade de liderança do gestor, ( Bergue, p.95), vejo que os gestores públicos são capacitados nas áreas que atuam, alguns até com formação acadêmica, o que falta muitas vezes é inteligência emocional e preparo para liderarem pessoas no espaço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com