TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lideres Que Motivam

Trabalho Universitário: Lideres Que Motivam. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.614 Palavras (7 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 7

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE SEGURANÇA PRIVADA

TRABALHO DE PROINTER

Orientador: Prof. Rodrigo Villela Dirani

Acadêmicos RA

CAMPINAS SP

ABRIL 2014

1.1 – INTRODUÇÃO

Neste contexto, vamos comentar a figura do líder, de como motivar através da liderança, pois possui a capacidade de influenciar a pessoa ou grupo motivado. Para tanto, o líder precisa promover certos mecanismos que apoiam o relacionamento e o desenvolvimento da equipe de trabalho buscando a motivação sem deixar de liderar.

Na busca de conseguir um ponto de congruência com seus liderados, o líder deve colocar como foco principal a integração e a motivação da equipe de trabalho, a fim de mitigar possíveis problemas de relacionamentos interpessoais.

Para impulsionar as equipes no cumprimento das metas e atingir um estágio de competitividade saudável entre seus membros, o líder precisa estar motivado e procurar desenvolver uma relação de confiança entre os membros da organização, por meio de atitudes éticas e transparentes.

Como um líder deve estar preparado para o relacionamento interpessoal, esse assunto ainda é um dos grandes paradigmas, uma vez que as pessoas trazem valores diferentes para dentro das organizações e precisam se adaptar a novos valores impostos pelas mesmas. Essas diferenças estão ligadas diretamente ao comportamento e ao desempenho das pessoas e o líder precisa estar atento a essas mudanças, pois isso poderá ser um diferencial em relação à motivação da equipe.

LIDERES QUE MOTIVAM ATRAVÉS DA LIDERANÇA

1.2 - Considerações iniciais ou apresentação

O que é motivação? Difícil definir com precisão, porém, sabe-se que as pessoas executam alguma ação, porque tem um motivo para tal, o motivo para a ação. Motivo, cada um tem o seu, pois todos são diferentes. CHIAVENATO (1989) diz que a motivação é um aspecto cognitivo, ou seja, aquilo que as pessoas sabem sobre si mesmas e sobre o ambiente em que vivem, bem como seus valores pessoais e necessidades. CHIAVENATO (1989) afirma que: De modo geral, motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a um comportamento específico. Esse impulso à ação pode ser provocado por um estímulo externo (provindo do ambiente) e pode também ser gerado internamente por processos mentais do indivíduo. Atualmente, fala-se tanto em liderança e motivação, sem antes entender o que há por traz dessas palavras. Sem esse entendimento, são apenas duas belas palavras. Assim, pode-se inferir de forma consciente da importância de ambas em um contexto organizacional. Mas, enfim, o que o líder tem a ver com a motivação?”Um líder motiva sim, deve motivar”. (…) É obrigação do líder, fazer aflorar em seu colaborador os motivos que ele tem para agir, que estão lá dentro dele, mas adormecidos. E isto não é no geral, é no particular, é um a um. Pessoas não são iguais, têm motivos diferentes. (…) Manter um empregado motivado é uma MISSÃO DIÁRIA, do empresário ou do gestor e o resultado de vários fatores. Manter o empregado motivado, vestindo a camisa da empresa requer conhecimentos de LIDERANÇA do empresário (ou do gestor), dar o exemplo – fazer o que fala ser educado, gentil, cortês, cordial, empático sem ser piegas ou falso.

A preocupação das empresas com a motivação dos seus colaboradores é grande, mas não simplesmente porque ela se preocupa com o bem-estar deles, mas principalmente porque a motivação é um fator que influencia diretamente a produtividade e, consequentemente o lucro. À frente disso está o líder, seja ele um gerente, um supervisor, um coordenador, enfim, seja qual for o cargo de liderança que ele ocupar. Ele tem a responsabilidade de manter a motivação dos liderados, e ainda assim, manter-se motivado.

“O Gestor que não consegue se auto motivar não tem a menor chance de ser capaz de motivar os outros”. Acredita que “as pessoas só podem motivar quando estão motivadas, assim conseguem verdadeiramente expressar o seu valor”. Dois autores que concordam em uma questão: para motivar, é preciso estar motivado. Essa é a árdua tarefa do gestor: motivar e manter-se motivado. As empresas que descobrirem o segredo de como desenvolver e manter times eficazes sem que os supervisores fiquem desmotivados, e provendo os recursos necessários à excelência do serviço, estarão melhores preparadas para enfrentar as constantes mudanças que continuarão a vir.

É realmente complicado, por mais que o líder seja bom, ele também tem seus “motivos”, suas aspirações, e algumas situações onde ele se sente insatisfeito com seu trabalho, ou até mesmo problemas na sua vida pessoal, podem resultar em desmotivação e trazer sérias consequências para a organização. Manter a motivação é uma virtude, enquanto se vê algum sentido naquilo que se está fazendo.

2.1- FATORES QUE DESMOTIVAM NO TRABALHO

A sugestão para melhorar o relacionamento com o chefe é a conversa, mas antes de qualquer coisa, conheça o seu perfil.

Entre os principais fatores desmotivacionais mais citados pelos profissionais estão: falta de reconhecimento, relacionamento com a chefia e sobrecarga de trabalho. Identificar que se está desmotivado por conta de um ou outro fator é o primeiro passo, o próximo, será fazer algo a respeito.

De acordo com alguns estudos, quando o assunto são os fatores desmotivacionais tudo começa com o relacionamento com a chefia. “Quanto o funcionário não está contente com a relação que possui com seus superiores, ele começa a prestar mais atenção em outros elementos que a empresa está falhando com ele, como salário e horário de trabalho”.

Relacionamentos com o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com