TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ligaçoes Preliminares do Direito

Por:   •  29/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.491 Palavras (6 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 6

A ideologia da Europa pré-capitalista

A obra estudada possui como escopo analisar o sistema econômico atual, o capitalismo. Para isto, faz-se necessário o estudo de sua evolução, iniciando-se por entender o conceito de ideologia pré-capitalista.

Diferentemente de algumas espécies de animais, ao ser humano houve a necessidade de utiliza-se da característica da convivência em sociedade para garantir a sobrevivência, possibilitando a obtenção das condições materiais necessárias para a vida. Naturalmente, em virtude da característica de formação de grupos, aprenderam a subdividir as tarefas e a utilizar os instrumentos de trabalho, fatos fundamentais para satisfazer a produção dos materiais necessários para a sobrevivência.

A distribuição de tarefa que se fez necessária originou certa diferenciação nos papéis desempenhados pelos membros da sociedade. Inicialmente, provavelmente, essa diferenciação era apenas a título funcional, visto que quando a produtividade ainda era baixa, todos os membros da sociedade viviam com o mesmo padrão, ou seja, próximos da subsistência, inexistindo, portanto, diferenciações hierárquicas. Porém, no processo de aperfeiçoamento das divisões de tarefas, aliado aos instrumentos de trabalho cada vez mais sofisticados, propiciou-se maior produtividade, o que permitiu que uma pequena parcela do grupo se livrasse da faina. Surgiu-se, dessa forma, a diferenciação de grupos na sociedade, denominadas classes sociais, sendo que determinados grupos, sempre menores, viviam à custa do trabalho dos demais. Em virtude da sofisticação dos instrumentos de trabalho e da maior produtividade, notou-se que embora o número de trabalhadores estivesse mais restrito, a produção atendia toda a sociedade, de modo que o nível habitual de vida não sofresse alteração ou fosse até mesmo mais elevado.

Desse momento em diante, a diferenciação da sociedade em classes seguia uma ordem econômica, ou seja, aqueles que trabalhavam pertenciam às classes mais baixas e aqueles que não desempenhavam o trabalho árduo pertenciam às classes mais altas. Embora estivessem desligados das funções de produção, os pertencentes às classes altas eram normalmente designados à organização de ritos e cultos, de forma a contribuir, também, com a sociedade.

A ideologia é utilizada para justificar moralmente as relações sociais e econômicas que são característica de determinada sociedade. Estas relações são possíveis quando seus membros acreditam na forma da validade moral da distribuição dos trabalhos e na adequação do modo pelo qual a sociedade divide seus produtos produzidos.

Em Roma e na Grécia antiga a maior parte da população era composta por escravos que executavam, além do trabalho manual, o trabalho clerical, burocrático e artístico da sociedade, recebendo em troca apenas o básico para sobrevivência (roupa e alimentação).A economia era predominantemente agrícola, exceto nas cidades próximas ao governo central, baseada no artesanato e comércio marítimo, já evidenciando uma economia dinâmica, com crescente desenvolvimento econômico.

Na época, a ideologia econômica que vigorava era baseada na ideia de que determinadas pessoas nasciam para servir, enquanto outras nasciam para serem donas de escravos.Inclusive, filósofos como Platão e Aristóteles não visualizavam um cenário econômico senão aquele baseado na escravidão. Registrou-se tratados do período romano, principalmente, sobre a melhor época para o plantio, eficiência dos implementos agrícolas, maneiras de tratar os escravos, justificativas para o regime de escravidão.

Surgiu-se limitações no processo de escravidão, evidenciadas pela impossibilidade de utilizar-se dos escravos para operar instrumentos de trabalho mais complexos ou delicados, pois destruíam-nos ou utilizavam-noscomo arma em suas revoltas. A agricultura estava limitada ao simplismo, que teve por consequência a perda de grandes áreas arruinadas, resultando num grande decréscimo na produção de produtos agrícolas.

A escravidão gerou o conceito de que todo trabalho era indigno, tendo esse conceito um impacto negativo para a economia, culminando em sua estagnação, pois desestimulou a atividade inventiva e, por consequência, a produção tecnológica. Essa debilidade econômica e, por consequência, política e social da parte ocidental do Império Romano, permitiu com que fossem dominados por tribos primitivas germânicas e eslavas, desintegrando-o e abrindo espaço para um novo modo de organização social e política, denominado feudalismo.

O feudalismo era baseado numa relação hierárquica servo-contratual, em que o camponês estava praticamente preso à terra, devendo obrigações ao senhor feudal, que tinha a função deproteger o vassalo, de modo que os fortes protegiam os fracos. A relação era, portanto, de obrigações mútuas, porém obedecendo a hierarquia.

O feudo era concedido aos servos, que eram normalmente explorados ao máximo, pois além de cultivarem os campos pagavam tributos ao senhor, recebendo em troca proteção militar e jurídica. Ao invés do sistema de leis, como o conhecemos hoje, vigorava o costume do feudo, porém, nem sempre os costumes eram respeitados na prática.

A Igreja Católica é considerada a maior detentora de terras nesse período, sendo que o ensino religioso teve um forte poder de persuasão sobre a Europa Ocidental, possibilitando à igreja uma organização similar à de um governo central forte. Comparavelmente aos senhores seculares, os senhores eclesiásticos exploravam o servo, porém proporcionando-o ajuda espiritual ao invés de proteção.

Além dos feudos, havia na Europa medieval diversas cidades de atividade manufatureira, controlada pela guilda, que era associação de artesãos, comerciantes e outros, que vendiam seus produtos ao feudo, que poderia executar transações em comércios distantes. Está relacionada ao processo de renascimento comercial e social, intervindo também nas questões religiosas, estabelecendo regras de conduta aos seus filiados. Embora exercessem o controle sobre as atividades econômicas, preocupavam-se mais com a salvação das almas de seus associados do que com obtenção de lucros, cuidando para que levassem uma vida baseada nos costumes da igreja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (100.7 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com