TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Limites dos processos de processamento

Seminário: Limites dos processos de processamento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Seminário  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 4

Processos de mudança de forma: Moldagem, Acabamento, Sinterização, Forjamento, Usinagem, Montagem, Trabalho de metais no estado sólido e em folhas, Métodos diversos, tradicionais e não-tradicionais.

Processos de remoção do material: Processos de Corte (convencionais) e Processos sem Corte (não convencionais). Usinar com ferramenta de geometria definida: tornear, furar, fresar, lapidar, brochar, serrar, limar. Ferramenta de geometria indefinida: retificar, brunir, lapidar, tamborear, jatear.

Limites dos processos de usinagem: Na Máquina-ferramenta, temos: questões de segurança do operador, questões de ordem ambiental; na Ferramenta, temos: material e estabilidade dinâmica; na Peça, temos: material e geometria; na estrutura da máquina, temos: fixação da peça e da ferramenta, acionamento, elementos de máquina e sistemas de medição e controle.

Movimentos dos processos de usinagem: Movimentos que causam a remoção do cavaco (ativos): de corte; de avanço e efetivo de corte. Movimentos que não causam a remoção do cavaco (passivos): de aproximação e de afastamento; de ajuste e de correção.

Grandezas de corte no processo de torneamento: Máquina-ferramenta, dispositivo de fixação, porta-ferramenta, ferramenta e peça.

Velocidade de corte no processo de usinagem: Velocidade de corte (Vc), perpendicular à direção de avanço; Velocidade de avanço (Vf), na direção do avanço e velocidade efetiva de corte (Ve), que é a soma vetorial de Vc e Ve.

Geometria da cunha de corte e características: A geometria de cunha de corte diz respeito à forma da ferramenta que realizará o corte e ela tem influência sobre: Formação do cavaco; Saída do cavaco; Forças e potências de corte; Desgaste da ferramenta; Qualidade final do trabalho de usinagem.

Requisitos da ferramenta de corte: Resistência a compressão e flexão; Dureza e tenacidade; Resistência a quente; Resistência a oxidação; Resistência a abrasão; Condutibilidade térmica adequada; Calor específico adequado; Coeficiente de expansão térmica adequado.

Processo de formação de cavaco em materiais dúcteis e frágeis: Em materiais dúcteis, o cavaco se forma de maneira contínua, lamelar ou cisalhado. E em materiais frágeis, o cavaco é arrancado logo após o corte da peça.

Principais materiais das ferramentas de corte: Aços ferramentas; Aços Rápidos; Ligas Fundidas; Metal Duro; Cermets; Cerâmicas; Nitreto de Boro Cúbico Cristalino e Diamante.

Parâmetros que influenciam no desgaste da ferramenta de corte: Atrito; Forças; Calor e Meio influenciam no desgaste da ferramenta.

Critérios de vida útil da ferramenta de corte: Desvios nas tolerâncias dimensionais; Desvios nas tolerâncias geométricas;

Tipos de ferramentas de corte e características: Ferramentas inteiriças – Produzidas por fundição, forjamento, barras laminadas ou metalurgia do pó. Seus materiais incluem aços carbono, baixas ligas, aços rápidos, ligas de Cobalto fundidas e metais duros. Ferramentas de ponta arredondada permitem a aplicação de grandes avanços, em peças de grande diâmetro ; Ferramentas com insertos soldados – ferramentas de gume único; corpo de material de custo baixo; parte cortante com material de corte de melhor qualidade soldado ou montado sobre a base; materiais cortantes usados: aços rápidos, ligas fundidas à base de Cobalto, metal-duro, cerâmica, diamante mono e policristalino e nitreto de Boro cúbico ; Ferramentas com insertos intercambiáveis – ferramentas mais utilizadas em operação de torneamento; insertos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com