TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lincenciatura Em Pedagogia

Trabalho Escolar: Lincenciatura Em Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  1.719 Palavras (7 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 7

Conceito excelente

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

MONICA ALMEIDA DALMÁZIO

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

DIVERSIDADE EM NOSSA SOCIEDADE

Cachoeiro de Itapemirim- ES

2013

MONICA ALMEIDA DALMÁZIO

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

DIVERSIDADE EM NOSSA SOCIEDADE

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.

Profs. Bernadete Strang, Fábio Luiz da Silva, Lilian Salete A. M. Lima e Marcia Bastos e Okçana Battini.

Tutora eletrônica: Beatriz Euzébio González de Libos

Tutor(a) de sala:Patrícia

Cachoeiro de Itapemirim-ES

2013

INTRODUÇÃO

“Temos o direito de sermos iguais sempre que as diferenças nos inferiorizem, temos o direito de sermos diferentes sempre que as igualdades nos descaracterizem.”

BoaVentura Santos

Estimular e compreender a diversidade presente em nossa sociedade é um grande desafio que se faz presente, principalmente na educação. O espaço escolar é um ambiente de construção do conhecimento, e os atores de deste processo são todas as pessoas que estejam empenhadas, em transformar a sociedade por meio da educação. As mudanças podem ser geográficas, biológicas, sociais, culturais e linguísticas, cada região cria sua identidade cultura e faz sua história. Assim é o mundo que recebe a criança, um mundo em que ela precisa entender mistérios, manifestar seus sentimentos e pensamentos, interagir e participar da construção da cultura, e, a partir daí, construir sua história. E o professor deve conduzir o ambiente escolar valorizando as diferentes culturas. Neste contexto sobre a Diversidade na nossa sociedade serão apresentados conceitos e análises de imagens sobre os aspectos da diversidade histórica, linguística e cultural,

Objetivos: Compreender as diferenças para viver em harmonia e reconhecer a diversidade para mudar a sociedade. Interagir, dentro do ambiente escolar, adotando atitudes de respeito, na tentativa de superar inibições e/ ou atitudes de preconceito/discriminação; Reconhecer suas possibilidades de movimentação corporal, percebendo-se como único diferente de seus colegas, compreendendo e respeitando as diferenças individuais. Conhecer as diferentes etnias, respeitar as diferenças regionais brasileiras, combatendo o preconceito, a discriminação, a exclusão social, incentivando a tolerância, o respeito, a solidariedade para um convívio harmonioso.

DESENVOLVIMENTO _Diversidade em nossa Sociedade

“Ninguém é igual á ninguém. Todo ser humano é um estado impar.”

Carlos Drummond de Andrade

O conceito de diversidade é muito amplo e tem diferentes aplicações em vários ramos do conhecimento. A definição de diversidade pode ser entendida como o conjunto de diferenças e valores compartilhados pelos seres humanos na vida social. Este conceito está intimamente ligado aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes modos de percepção e abordagem, heterogeneidade e variedade. E a escola é um ambiente que prega a diversidade e inclusão, é através da escola que a criança começa a viver a diversidade, pois ali irão conviver com crianças de varias famílias, que tem diferentes costumes. ••.

Diversidade Histórica

“A diversidade é algo cultural e social que muda com o decorrer do tempo, assim diversidade histórica é a mudança no decorrer da história da humanidade, sua adaptação nos meios cultural e social”.

Diversidade histórica é a diversidade de historias de cada povo, comunidade, tempo, ou ate mesmo de pessoa.

As mulheres raramente tinham autonomia jurídica – primeiro dependiam dos pais e, depois, dos maridos. E as relações na família eram de ausência de direitos iguais face, por exemplo, à escolha do domicilio ou educação dos filhos. Assim, domicilio conjugal=domicilio escolhido pelo marido; a mulher não podia abandoná-lo. A educação dos filhos era decidida pelo pai. Hoje felizmente, a mulher é considerada como igual dignidade e direitos (e também deveres) ao homem- o que é salutar para todos, homens e mulheres. Falamos de igualdade teórica e jurídica – que da igualdade real – haveria ainda muito que dizer... Porque muito há de fazer.

http://gi12386.blogspot.com.br/2011/11/mulher-antigamente-e-modernavamos.html

Diversidade Linguística

“A linguagem apareceu-lhe como o instrumento da ficção: ele seguirá o método da linguagem; a linguagem se refletindo.”. 2(BARTHES, 1978, p. 42).

O conceito defende o respeito por todas as línguas e promove a preservação daquelas que se encontram em vias de extinção por falta de falantes.

Segundo Paulo Freire (1996), pensar certo impõe ao professor a obrigação de respeitar os saberes dos educandos e discutir com eles a razão de ser desses saberes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com