TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Entre A Relação De Consrução De Textos Do Genero Narrar E A Linguagem Corporal

Artigo: A Importancia Entre A Relação De Consrução De Textos Do Genero Narrar E A Linguagem Corporal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  1.557 Visualizações

Página 1 de 5

EXPRESSÃO CORPORAL

Um dos grandes problemas encontrados hoje pelos profissionais que atuam na educação infantil é como lidar com a diversidade desse mundo. As crianças estão chegando com inquietações, problemas de ordem emocional, afetivo e uma capacidade intensa de busca e vontade de explorar tudo o que está a sua volta. Essas crianças trazem consigo uma historia muitas vezes marcada por grandes desafetos que interferem no seu comportamento, nas relações interpessoais e na construção da aprendizagem.

A expressão corporal não se limita somente a repetições estereotipadas, mas sim, permite a expressão de individualidades, é uma ferramenta preciosa para o desenvolvimento do ser humano, pois ele tem que se dispor por inteiro na atividade, e vai se descobrindo e se tornando mais conscientes do seu corpo e de suas capacidades. A criança consegue organizar o mundo a sua volta quando vivem experiências sensórias motoras, ou seja, interage com os órgãos do seu corpo e o mundo que a cerca, só então ela se localiza, assimila, identifica e formula conhecimento.

O movimento é o meio de expressão fundamental das crianças na Educação Infantil. Sabemos que as crianças se movimentam desde que nascem adquirindo cada vez maior controle sobre seu próprio corpo e se apropriando cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo. Engatinham, caminham, manuseiam objetos, correm, saltam, brincam sozinhas; ou em grupo, com objetos ou brinquedos, experimentando sempre novas maneiras de utilizar seu corpo e seu movimento. A estimulação das potencialidades criativas e expressivas do ser por meio do seu corpo, o indivíduo adquire uma percepção das suas possibilidades de movimentos e libera através da sua linguagem corporal toda sua “bagagem” emocional, e então se inicia um processo de autoconhecimento. Cada corpo tem sua história de vida, não existe um tipo certo ou errado, existe um corpo e suas vivências e experiências. Através da expressão corporal desenvolvemos a consciência corporal, ampliamos o vocabulário da linguagem do movimento estimulou á pesquisa dos sentidos e da coordenação motora, abrangemos o estudo de formas, planos e dimensões, estudamos os fatores de peso, tempo, espaço e fluxo aprofundaram a noção de esquema corporal, integramos a relação entre som e movimentos estimularam a consciência de si e do grupo.

A estimulação das potencialidades criativas e expressivas do ser por meio do seu corpo, o indivíduo adquire uma percepção das suas possibilidades de movimentos e libera através da sua linguagem corporal toda sua “bagagem” emocional, e então se inicia um processo de autoconhecimento. Eu e meu corpo, eu e o corpo do outro, o outro e eu, como me sinto, como percebo estas relações. A expressão corporal não se limita somente a repetições estereotipadas, mas sim, permite a expressão de individualidades, é uma ferramenta preciosa para o desenvolvimento integral do ser humano, pois ele tem que se dispor por inteiro na atividade, e por meio desta, vai se descobrindo e se tornando mais conscientes do seu corpo e de suas capacidades. Somos corpo, mente espírito, somos afetivos, cognitivos e motor, para estarmos bem equilibrados integralmente. Cada corpo tem sua história de vida, não existe um tipo certo ou errado, existe um corpo e suas vivências e experiências, quando me refiro ao “corpo” não me limito somente a parte física, mas de todo o contexto que se está inserido. Através da expressão corporal desenvolvemos a consciência corporal, ampliamos o vocabulário da linguagem do movimento estimulou á pesquisa dos sentidos e da coordenação motora, abrangemos o estudo de formas, planos e dimensões, estudamos os fatores de peso, tempo, espaço e fluxo aprofundaram a noção de esquema corporal, integramos a relação entre som e movimentos estimularam a consciência de si e do grupo.

A expressão corporal é abordada hoje como conteúdo daeducação física, em alguns casos faz parte da educação artística, mas não deveria se restringir a uma matéria específica, pois ela não é limitada, não é separada do ser, deveria ser abordada por todos, ou ao menos que os educadores pudessem conhecer, o que é, quais os objetivos e benefícios desta prática, para que então pudessem vislumbrar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com