TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem Das Cores

Monografias: Linguagem Das Cores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  894 Palavras (4 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 4

A LINGUAGEM DAS CORES: o que isso tem a ver com marketing?

As cores provocam reações comportamentais e influenciam os aspectos físico e emocional das pessoas. Provocam sensações, aumentam ou diminuem a temperatura e o tamanho das coisas, deprimem ou estimulam, repelem ou atraem. As cores se relacionam ao humor das pessoas, às estações do ano, a lugares em especial, aos times de futebol, aos tipos de comida, aos sinais, regulamentos e advertências no trânsito, enfim, a uma infinidade de maravilhas que fazem parte da nossa vida. Desde a cor da roupa que vestimos até a cor da nossa casa ou carro, estão comunicando alguma coisa importante sobre o nosso estado atual, e o que queremos que os outros percebam.

O uso das cores como instrumento de cura, energização, ambientação, entre outras aplicações, nos remetem a estudos do comportamento humano e da sabedoria ancestral. Pois então, como não haveria de estar intimamente relacionada com a comunicação e o marketing? Existem estudos que comprovam os estímulos e os efeitos que as cores provocam nas pessoas, relacionado ao que eu expliquei acima. Tenho experiências suficientes para afirmar e comprovar tudo o que estou expondo neste texto. Fiz alguns testes com as cores das minhas camisas enquanto professor. A pior recepção e por conseqüência mau desempenho que obtive, foi nas ocasiões em que usei o vermelho. Por quê? A cor pode influenciar a pressão sangüínea e os hormônios das pessoas. As roupas que vestimos emitem sinais do que queremos comunicar aos outros; realçam ou escondem dotes físicos, dão sentido de proteção, atraem ou repulsam, etc.

Imagine-se entrando em uma sala cuja cor do teto é preta. Qual a sensação? Dá impressão que o teto é baixo e está sufocando você. Quem acha que isso tudo é bobagem, faça um teste: experimente cores nas vitrines, especialmente o amarelo combinado com branco, ou então com preto e veja o efeito positivo nas pessoas. Outro teste: experimente usar marrom durante uma semana inteira; se até na sexta-feira não se suicidar, andará perto. Quer demonstrar sabedoria e domínio da situação? Use branco quando falar em público, e sinta o efeito. Ou use azul, caso queira comunicar simpatia e não domínio. Outra experiência: deixe de usar a cor laranja, vermelho ou amarelo nas embalagens de alimentos, e passe a usar tons de terra ou cinza, e veja o que o consumidor vai fazer. Então, as cores são uma forma de linguagem e comunicação de grande poder.

Pesquisas norte-americanas mostram que as preferências pelas cores têm relação direta com o humor e a economia nacional. Ex. EUA na Depressão de 1929 (usava-se preto, marrom, vinho, cores escuras). Além disso, camponeses e povos africanos usam cor da terra, por uma característica cultural. Também os povos do oriente médio usam tons escuros como preto, marrom e cinza.

Vamos estudar alguns significados e representações das principais cores de acordo com o Warner Institute of Color:

PRETO: era utilizado somente por mulheres sexualmente experientes combinando com batom vermelho; também simbolizava rebeldia, medo, morte, protesto ou luto. Hoje o preto é considerado charmoso e clássico, sendo que diplomatas, autoridades, eclesiásticos, e pessoas de alto escalão profissional usam preto. Em marketing é utilizado para dar um tom de requinte e realçar determinados atributos ou valores. Demonstra seriedade e autoridade. Pode ajudar em reuniões ou negociações. Não pode ser utilizado indiscriminadamente.

Obras de arte, shows e eventos, publicidades relacionadas à clássicos da música, automóveis clássicos, roupas, alguns tipos de folders, etc., são as principais aplicações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com