TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem de sinais

Tese: Linguagem de sinais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  Tese  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A Língua de sinais é a língua universal dos surdos, onde a comunicação é feita através de sinais com as mãos, expressão corporal e expressão facial.

Em primeiro lugar se aprende Língua de Sinais, sendo a sua língua materna, para depois aprender a Língua Portuguesa escrita.

Os sinais são utilizados para facilitar a comunicação entre as pessoas com surdez nos centros urbanos e é usada por grande parte dos surdos.

A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é diferenciada em cada cidade do país, pois depende dos “Sotaques” de cada cidade e também cada país tem os seus sinais.

No ambiente escolar é necessário um tradutor interprete para facilitar a comunicação entre o professor e o aluno com surdez.

As pessoas que usam os sinais podem conversar sobre qualquer assunto, política, esportes, fazer poemas e muito mais.

Tradução dos seguintes sinais:

Resposta: Namorar

Resposta: Irmã

Resposta: Filho

Conclusão

Para facilitar à inclusão do surdo na sociedade as pessoas, no caso os ouvintes, deveriam se aprofundar no assunto e desde cedo aprender os sinais.

Nas escolas, LIBRAS deveria ser matéria obrigatória, desta maneira também contribuiria na inclusão, pois todos os ouvintes saberiam se comunicar com os surdos através dos sinais.

Em escola de ouvintes deveria ter salas de aula especializadas e adaptadas para os surdos, pois desta forma não iria prejudicar os alunos ouvintes e o aluno com surdez entenderia o conteúdo da aula com mais facilidade, e também se sentiria mais a vontade, pois não teria um tradutor interprete com ele o tempo todo e neste caso, a inclusão se realizaria nos intervalos escolares entre surdos e ouvintes.

Referências

• CREPALDI DE ALMEIDA, Elizabeth; MOREIRA DUARTE, Patrícia. Atividades ilustradas em sinais da libras. [S.l.]: Revinter, 2004. 241 p.

• O QUE é LIBRAS. Disponível em: <http://www.libras.org.br/libras.php>. Acesso em: 01 jan. 2000.

• Web aula.

• Palestra na Faculdade Anhanguera ministrada pela estudante Andreia em dia 05/10/2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com