TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem De Sinais

Ensaios: Linguagem De Sinais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 2

Com base nas leituras propostas, nas Unidades 1 e 2, responda às questões a seguir:

1) O que os pilares da educação bilíngüe (Língua de Sinais e Língua Portuguesa/Modalidade escrita) defende de acordo com os pressupostos da educação inclusiva? Justifique sua resposta.

RESPOSTA: os pilares da educação Bilíngue para os surdos defendem o direito e a necessidade desses indivíduos adquirirem a língua de sinais como primeira língua e a língua majoritária de país como segunda, a inclusão é necessária mais depende do esforço, ação, mudança, diálogo, reflexão, cautela, estudo e flexibilidade na postura do educador para assim inovar e reconhecer o aprendiz.

Para que essa inclusão seja feita é necessária uma postura social e política de comprometimento e cooperação dessas partes e também definição dos papéis das áreas da saúde, da cultura e da assistência social no importante processo da educação inclusiva.

Deve-se considerar que a presença do intérprete não garante o sucesso do surdo no processo de alfabetização e letramento, pois somente a tradução da explicação do professor não é o suficiente para que o surdo elabore hipóteses sobre a construção da Língua Portuguesa.

Concluindo, a inclusão tem que trazer de fato benefícios e aprendizagem para todos, com isso a melhor maneira de alcançar esses objetivos é os surdos entrarem no processo de alfabetização desde crianças para que seja proveitoso e eficaz.

2) Foi apresentado na Unidade 2 que, a prevenção e a detecção precoce da deficiência auditiva ainda são as melhores atitudes a se tomar, identifique nos três níveis de prevenção duas ações que podem ser desenvolvidas em cada um desses níveis.

RESPOSTA:

a) Atenção primária: é a parte de promoção à surdez, ou seja, as ações que antecedem o problema da surdez;

- campanhas de vacinação para jovens contra rubéola;

- acompanhamento de pré – natal das gestantes;

- campanha de vacinação infantil contra: sarampo, meningite, caxumba, etc;

- palestras e orientações ás mães;

- medidas de redução de infecções da orelha média nos primeiros anos de vida.

b) Atenção secundária: é a fase de prevenção à surdez, ou seja, período de identificação e de tratamento precoce dos distúrbios da audição:

- estar atento ao desenvolvimento da audição, fala e linguagem da criança, não deixando para mais tarde uma consulta com o médico a fim de esclarecerem suspeitas quanto a normalidade de seu desenvolvimento;

- participar de programas de triagem auditiva em maternidades, unidade básicas de saúde, creches e escolas.

c) Atenção terciária: nesta fase a surdez já foi diagnóstica e começa o tratamento, refere-se às ações que limitam as consequências do problema de surdez e melhoram o nível de desempenho da pessoa, como Educação Especial:

- Escolha de uma escola que siga o bilinguismo;

- aprendizagem da língua de sinais;

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com