TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura

Trabalho Universitário: Literatura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  2.567 Palavras (11 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 11

Tornou-se parte da cultura surda usar uma fita azul,

Celebrem!

- Uma conhecida fita azul representa um motivo: ela engloba uma história, uma cultura, uma língua, um povo, um sentimento azul? Com todas as fitas alfinetes e camisetas.

- A fita azul representa a opressão enfrentada pelas pessoas surdas ao longo da história.

APRESENTAÇÃO

A Língua Brasileira de Sinais foi desenvolvida a partir da língua de sinais francesa. As línguas de sinais não são universais, cada país possui a sua, assim vai mudando de pai para pais. A LIBRAS possui estrutura gramatical própria. Os sinais são formados por meio da combinação de formas e de movimentos das mãos e de pontos de referência no corpo ou no espaço. Segundo a legislação vigente, Libras constitui um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas com deficiência auditiva do Brasil, na qual há uma forma de comunicação e expressão, de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria. Decretada e sancionada em 24 de abril de 2002, a Lei N° 10.436, no seu artigo 4º, dispõe o seguinte: A conquista deste direito traz impactos significativos na vida social e política da Nação brasileira. O provimento das condições básicas e fundamentais de acesso à Libras se faz indispensável. Requer o seu ensino, a formação de instrutores e intérpretes, a presença de intérpretes nos locais públicos e a sua inserção nas políticas de saúde, educação, trabalho, esporte e lazer, turismo e finalmente o uso das Libras pelos meios de comunicação e nas relações cotidianas entre pessoas surdas e não-surdas. Segundo Antonio de Campos Abreu, representante da Federação de Surdos no Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência "O sistema educacional federal e sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudióloga e de Magistério, em seu nível médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, conforme legislação vigente".

1 ETAPA

Sobre Surdez e Cultura Surda

O uso do retroprojetor como recurso didático foi positivo, uma vez que esses conceitos puderam ser realçados nas transparências apresentadas. Esta metodologia mostrou-se eficiente e eficaz e as aulas ocorreram em um clima bastante motivador, principalmente porque a participação ativa de todos os alunos, querendo citar exemplos de acidentes ocorridos ou propondo medidas de prevenção, e por vezes até sugerindo alternativas a algum colega, proporcionaram um clima favorável à aprendizagem. A educação oral requer participação de profissionais especializados como fonoaudiólogo e pedagogo especializado para atender sistematicamente o aluno e sua família; - A educação oral requer equipamentos especializados como o aparelho de amplificação sonora individual. Para alcançar os seus objetivos, a filosofia oral utiliza diversas metodologias de oralização: método acupédico, método Perdoncini, método verbo tonal, entre outros. Essas metodologias se baseiam em pressupostos teóricos diferentes e possuem, em certos aspectos, práticas diferentes. O que as tornam comum é o fato de defenderem a língua oral como a única forma desejável de comunicação da pessoa surda, rejeitando qualquer forma de gestualização, especialmente a Língua de Sinais.

2 Relatório

A linguagem permite ao homem estruturar seu pensamento, traduzir o que sente, registrar o que conhece e comunicar-se com outros homens. O reconhecimento da LIBRAS como primeira língua da comunidade de surdos está amparada pela Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. IA Lei foi criada devido à luta pela conquista de direitos dos surdos em espaços de cidadania a exemplo de: escola, sociedade, igreja e outros que os levem a adquirir independência. A Libras é a língua de sinais que se constituiu naturalmente na comunidade surda brasileira. A comunidade surda é composta por um grupo de pessoas que vivem num determinado local, compartilham objetivos comuns aos dos seus membros, e trabalham no sentido de alcançarem esses objetivos. Uma comunidade surda pode incluir pessoas que não são elas próprias surdas, mas que apóiam os objetivos da comunidade e trabalham em conjunto com as pessoas surdas para os alcançarem. LIBRAS é o fio de condução entre as pessoas ouvintes e os surdos e deve estar presente na comunidade, escola, universidades para que todos possam identificar-se positivamente e desenvolver a utilização da língua de sinais da forma mais natural possível. As festas, os jogos, os campeonatos, as sedes organizadas por surdos são formas de interação social e linguística, garantiram a formação da comunidade surda brasileira com uma língua própria. O uso da Língua de Sinais é um dos principais elementos aglutinantes das comunidades surdas, sendo assim, um dos elementos importantíssimos nos processos de desenvolvimento da identidade surda/de surdo e nos de identificação dos surdos entre si. Para estabelecer uma boa comunicação com uma pessoa surda é importante o claro e apropriado contato visual entre as pessoas. Para os surdos, a surdez não é apenas ter "ouvidos doentes" é mais que uma do que um aspecto médico. Eles pertencem a uma comunidade, uma cultura. é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo Neste sentido, a surdez é única entre os tipos de deficiência. Uma cultura é um conjunto de comportamentos apreendidos de um grupo de pessoas que possuem sua própria língua, valores, regras de comportamento e tradições; uma comunidade é um sistema social geral, no qual um grupo de pessoas vive junto, compartilham metas comuns e partilham certas responsabilidades umas com as outras. O sentido da cultura é mais forte entre aqueles que a linguagem gestual é o seu idioma principal. É este vínculo linguístico, talvez mais do que outros fatores, que liga os membros desta comunidade. Em muitos aspectos, o caráter social da cultura surda pode ser comparado à da cultura Afro-americana. Da mesma forma que existe um forte sentimento de orgulho entre os Afro-americanos em respeito ao seu patrimônio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com