TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Infatil

Pesquisas Acadêmicas: Literatura Infatil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  2.363 Palavras (10 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Arte, Criatividade e Recreação

Tutor a Distancia: Adriana Tonato Camarotti

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Prática Supervisionada.

Nossos momentos de artes na infância.

Andréia- As minhas memórias de infância são do ensino fundamental, onde eu tive uma professora do primeiro ano chamada Mila, ela era muito carinhosa e adorava dar aula com musica e urso de pelúcia, onde fazíamos uma roda no pátio para cantarmos. Fazíamos muitos desenhos, livres e direcionados.

Denise- Durante os primeiros anos do ensino fundamental tenho recordações da professora nos contar historias e depois pedia para ilustrá-la. Participei apenas de uma peça de teatro e eram poucas as atividades com materiais diferentes como argila, massinhas, sucata e outros.

Um projeto que me marcou muito foi no qual pesquisou o patrono da escola, fizemos entrevistas com moradores do bairro perguntando onde ele morava o que gostava de fazer e montamos um livro com nossas próprias ilustrações e uma maquete da sua casa. Foi uma experiência muito boa e guardo este pequeno livro até hoje.

Siméia- Quando estava na pré-escola me lembro de atividades com guache e com massinhas, que eram depois expostos, tipo uma exposição de artes. No ensino fundamental tínhamos teatro, fizemos varias maquetes como do bairro, da escola, da nossa casa entre outros. Nas aulas de Educação Artística usávamos o caderno de desenho para formas geométricas, colagens diversas e pintura com lápis ou tintas á base de água. Hoje percebo que daria para ser muito mais explorada essa área.

Nossas memórias escolares relacionadas à arte apesar de pouco aproveitar as oportunidades de favorecer o desenvolvimento da expressividade e criatividade, foram significativas e trazem grandes lembranças. Nosso grupo percebeu a grande quantidade de atividades para pintura com lápis de cor que eram dadas como propostas de um ensino de arte focado nas pedagogias tecnicista e tradicional, apenas como pintura livre direcionada sem significados.

O professor precisa se sensibilizar com a arte e estar em constante processo de formação, principalmente da educação infantil. È crucial que o professor valorize a mediação criança-meio e devem planejar situações que favoreça a exploração dos sentidos e da curiosidade, além de motivar seus alunos nos seus trabalhos tanto em atividade livres ou fechadas (aquela que a professor estabelece o tema e a estratégia),

O papel da Arte na Educação contemporânea.

Por muitos anos pensou o ensino de arte na cópia e na repetição de um modelo, com o intuito de reproduzir fielmente a figura exterior. Os métodos empregados tinham por finalidade exercitar, a mão, a inteligência, a imaginação, o gosto e o senso moral. Ao longo dos anos foi considerado que a função da Arte na educação não é apenas criar aptidões artísticas, mas, também, enfatizar atividades expressivas, sensibilizadoras e criativas.

Após avanços e recuos, marchas e contramarchas, o Ensino de Arte, finalmente, continuou obrigatório em todos os níveis da Educação Básica, conforme cita a Lei nº. 9.394/96.

A perspectiva atual do ensino de Arte têm revelado reflexões conceituais, apontando indicadores para transformar as ações educativas em arte. Assim, torna-se imprescindível refletir acerca do conceito de interdisciplinaridade para entender a educação brasileira contemporânea e não só o ensino da Arte.

Arte Contemporânea é a arte que é feita hoje. Uma das características desta arte é o uso de novos suportes – materiais que o artista utiliza para expressar suas ideias, como sucata, objetos e outros. Nas artes visuais, ela não se utiliza mais apenas da pintura, do desenho e da escultura, ou seja, da tela, do papel, tinta, argila, mármore, mas também de outros suportes ou meios como os sons, a luz, as palavras, alimentos, das pessoas, além de outros elementos naturais. Na Arte Contemporânea, o artista não busca a simpatia do público.

Diferente da Indústria Cultural - são empresas que trabalham com a cultura com a finalidade de obter lucro - que dela necessita para sobreviver. A Arte Contemporânea é provocativa, levando o espectador a ter uma nova percepção da realidade a sua volta por meio de reflexões, estimulando-o a ser crítico, olhar em volta e se perceber, reconhecendo-se como sujeito histórico.

Cabe ao professor escolher os modos e recursos didáticos adequados para apresentar as informações, observando sempre a necessidade de introduzir formas artísticas, porque ensinar arte com arte é o caminho mais eficaz. Em outras palavras, o texto literário, a canção e a imagem trarão mais conhecimentos ao aluno e serão mais eficazes como portadores de informação e sentido. O aluno, em situações de aprendizagem, precisa ser convidado a se exercitar nas práticas de aprender a ver, observar, ouvir, atuar, tocar e refletir sobre elas.

As habilidades fundamentais a serem desenvolvidas, com base nas propostas dos documentos, para cada um dos pilares da expressividade artística.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais enfatizam o ensino e a aprendizagem de conteúdos que colaboram para a formação do cidadão, buscando igualdade de participação e compreensão sobre a produção nacional e internacional de arte. A seleção e a ordenação de conteúdos gerais de Arte têm como pressupostos a clarificação de alguns critérios, que também encaminham a elaboração dos conteúdos de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança e, no conjunto, procuram promover a formação artística e estética do aprendiz e a sua participação na sociedade.

No transcorrer do ensino fundamental, o aluno poderá desenvolver sua competência estética e artística nas diversas modalidades da área de Arte (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), tanto para produzir trabalhos pessoais e grupais quanto para que possa, progressivamente, apreciar, desfrutar, valorizar e julgar os bens artísticos de distintos povos e culturas produzidos ao longo da história e na contemporaneidade.

1- As artes visuais, além das formas tradicionais (pintura, escultura, desenho, gravura, arquitetura, artefato, desenho industrial), incluem outras modalidades que resultam dos avanços tecnológicos e transformações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com