TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livre Comercio Entre Paises

Trabalho Universitário: Livre Comercio Entre Paises. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 3

O livre comércio é uma situação na qual o comércio internacional se dá sem qualquer tipo de barreira tarifária ou não tarifária e intervenção governamental. Entendem-se como vantagens a elevação da quantidade e da variedade de bens disponíveis para consumo, a oportunidade de o país exportar os produtos nos quais é mais capacitado que seus concorrentes comerciais, além da eliminação da padronização dos preços.

Portanto o livre comércio é normalmente apontado como uma solução interessante para que os países possam se beneficiar dos incentivos associados à liberalização das trocas entre eles, conservando a sua independência em termos de política económica interna e externa.

Tendo como objetivo criar blocos econômicos entre os países constituintes para que aumente e gere crescimento econômico para os países e também com a finalidade de eliminar as tarifas alfandegárias entre seus membros, podendo assim ser definido como a ilimitada troca negociável entre compradores e vendedores que vai além das fronteiras nacionais e num contexto de existência de barreiras ao comércio internacional.

As zonas de livre comércio possuem um Tratado de Livre Comércio (TLC), que é o acordo internacional entre determinados países, para conceder uma série de benefícios de forma mútua, caracterizando um livre comércio. Os tratados comerciais são: zona de livre comércio, união aduaneira e união econômica.

Na zona de livre comércio os países participam através de acordos comerciais que visam apenas à redução ou eliminação de tarifas aduaneiras entre os países-membros do bloco. Na união aduaneira além dos países eliminarem as tarifas aduaneiras entre si, estabelece as mesmas tarifas de exportação e importação TEC (Tarifa Externa Comum) para o comércio internacional fora do bloco.

Ocorrem por vezes fenômenos de associação e cooperação entre dois ou mais países no sentido de obterem benefícios através da implementação de políticas comuns e esta forma de associação tem como princípio a abolição de quaisquer tarifas ou barreiras, designadamente de natureza alfandegária e fiscal, que existam relativamente ao comércio entre os países que a constituem. Deste modo, a política de cada um dos países em termos de comportamento face ao comércio com países externos à Zona de Comércio Livre mantém-se da sua exclusiva competência e responsabilidade

O mercado comum visa à livre circulação de pessoas, mercadorias, capitais e serviços. Há várias abordagens para o livre comércio e elas são baseadas num conjunto de proposições econômicas, dentre as quais assumem relevância a Teoria da divisão do trabalho e a Teoria dos custos comparativos.

Há várias teorias que dizem quais as vantagens do livre comercio, e todas englobam fatores que favorecem todos os países, como se fossem trocas de favores. Países se especializam na produção em que tem maior produtividade assim aumentando sua exportação em certo produto e importando aqueles em que tem desvantagem de modo em que ambos os países possam aproveitar o máximo de níveis de consumo nas mercadorias comercializadas. O livre comércio é importante, pois gera riqueza para os países envolvidos, aumenta a produtividade, gera empregos e renda para as regiões menos desenvolvidas.

Não é viável para um país se negar a fazer parte do tratado de livre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com