TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIVRE COMERCIO ENTRE PAISES

Por:   •  15/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

PERGUNTA: O QUE SIGNIFICA " LIVRE COMÉRCIO" ENTRE PAÍSES?

RESPOSTA:

As zonas de livre comércio se trata de uma política econômica iniciada após a segunda guerra mundial, a ideia era facilitar o comércio entre os países com incentivos como a redução e isenção de taxas alfandegárias, isso seria atrativos para a comercialização, fortalecendo assim o comércio dos países participantes.

O livre comércio é formado de blocos econômicos, sendo que cada bloco há diversos países, esses são chamados países membros. Havendo o estímulo das isenções e reduções de taxas, menos burocracia, melhora a integração e relação entre os países que aderem ao livre comércio, gerando benefício como melhores condições de vida, aos habitantes do continente americano.

Há blocos como, por exemplo, o NAFTA, MERCOSUL etc., sendo este último, o bloco ao qual o Brasil e Argentina está inserido.

O MERCOSUL foi criado em 1991 e os seus países membros são: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela.

Segundo o site Brasil Escola os países integrantes atualmente do MERCOSUL são:

"O Mercosul, como sabemos, foi fundado a partir do tratado de assunção, em 1991, por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. No ano de 2006, a Venezuela solicitou a entrada no bloco como membro efetivo, o que se concretizou em 2012. A Bolívia, por sua vez, também solicitou, em 2012, a entrada como membro permanente no bloco, o que ainda deverá ser apreciado e concretizado ao longo dos próximos anos. Há indícios de que o Equador também possa tornar-se um membro efetivo, o que não é confirmado nem descartado pelo governo do país.

Dessa forma, o Mercosul encontra-se atualmente estruturado da seguinte forma: Países-membros do Mercosul:

Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela

Países associados: Bolívia (em processo de efetivação como país-membro), Chile, Colômbia, Equador e Peru.

Países observadores: México e Nova Zelândia (esse último país não está presente no mapa abaixo)."

3

Com a "facilidade" de comercialização entre os países, o mercado interno se torna vulnerável, pois além da própria concorrência interna no país, as empresas possuem concorrentes externos, que em algumas vezes se tornam mais vantajoso para o consumidor o produto importado. Porém acaba prejudicando a economia do pais, pois assim o dinheiro está saindo.

Um exemplo está no texto do TG, segundo o texto há um conflito entre Brasil e Argentina, onde a argentina se sente ameaçada, diante dos dados apresentados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Mostrando uma diferença entre as exportações automóveis, no valor de US$ 72 bilhões, ficando a Argentina em desvantagens, isso provoca certa insegurança em Relação ao Brasil, pois se o Brasil apresenta preços muito competitivos, afeta a economia da Argentina levando esses dois países entrarem em atritos. Sendo justamente o "Livre Comércio" um problema para a Argentina, devido ela está aderida ao MERCOSUL.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com