TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro - O Que é Industria Cultural

Exames: Livro - O Que é Industria Cultural. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  224 Palavras (1 Páginas)  •  243 Visualizações

O que é indústria cultural? é um livro do autor Teixeira Coelho. Nele podemos encontrar o que é essa indústria, como ela funciona e a quem ela atinge, beneficia ou aliena.

Logo nas primeiras páginaspodemos verificar a posição do autor em relação a esse modo de se fazer cultura. Para ele isso se transformou em um comércio, a cultura se tornou apenas um produto que pode ser adquirido por qualquerpessoa.

A crítica a esse modo de produção é ferrenha, Coelho faz questão de frisar há todo momento que a Indústria cultural é um veículo de alienação da população, ele cita que o modo como osveículos de comunicação funcionam hoje, não proporciona oportunidade para seu “consumidor” exercer seu lado crítico.

Para ilustrar o seu ponto de vista, ele cita grandes pensadores e autores como Karl Marx,Adorno e Horkheimer, e também lança mão de vários termos para ilustrar seu pensamento.

Todas as civilizações de todos os tempos tiveram suas formas de expectativa cultural. Hoje, contudo, fala-se em produção de cultura. O que pressupõe,assim, as existência de uma industria cultural. Sobre esse ponto de vista a cultura é tida não como um instrumento de critica, expressão ou conhecimento, mas como um produto a ser consumido. ParaTeixeira Coelho o modo de fazer cultura se transfrmou em um comércio, a cultura se tornou apenas um produto que pode ser adquirido por qualquer pessoa.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com