TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lixo Eletrônico

Artigos Científicos: Lixo Eletrônico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  4.944 Palavras (20 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 20

LIXO ELETRÔNICO

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...................................................................................................4

CAPÍTULO I: CRESCIMENTO DO CONSUMO DOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS.................................................................................................5

• 1.0- Crescimentos progressivos do consumo de equipamentos eletrônicos e suas consequências....................................................................................5

• 1.1– O lixo eletrônico no Brasil..............................................................8

• 1.2– O lixo eletrônico no mundo..........................................................10

CAPÍTULO II: O LIXO ELETRÔNICO......................................................12

• 2.0 – O que é lixo eletrônico? ..............................................................12

• 2.1 – Perigos e males do lixo eletrônico...............................................15

• 2.2 - O lixo e o seu destino..................................................................20

• 2.3 – Empresas Verdes.........................................................................26

CAPÍTULO III: REDUZIR, RECICLAR E REUTILIZAR....................................................................................................................28

• 3.0 - Programas de recolhimento de aparelhos eletrônicos....................................................................................................................28

• 3.1 – Soluções que podem ser aplicadas aqui no Brasil............................................................................................................................34

• 3.2 – Soluções que já estão sendo aplicadas aqui no Brasil............................................................................................................................37

CONCLUSÃO...................................................................................................41

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................43

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo abordar um assunto de extrema importância.

Nele expomos a situação do lixo eletrônico, e este é um dos problemas com maior e mais rápido crescimento no mundo.

A situação tende a piorar, mas se houver conscientização e mudanças, com o tempo tudo pode melhorar e os meios de utilização e descartes serão aprimorados.

Os países em desenvolvimento sofrem mais os efeitos nocivos do lixo eletrônico do que os desenvolvidos, mas a tendência é que a globalização abra espaço para aprendizagem e absorção de técnicas utilizadas pelos países que já se adiantaram na reciclagem e reutilização destes materiais.

As grandes potências possuem algumas soluções limpas e dividem estas soluções com todos os países que se interessam em aprender.

Neste trabalho serão apresentados assuntos para o melhor entendimento da situação do lixo eletrônico no Brasil e no mundo, o que é lixo eletrônico, quais são as soluções que o Brasil pode adotar, quais métodos o Brasil já utiliza no seu processo de reciclagem do lixo eletrônico, entre outros.

CAPÍTULO I: CRESCIMENTO DO CONSUMO DOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS

1.0 – Crescimento Progressivo do Consumo de Equipamentos Eletrônicos e suas Consequências

O crescimento dos países emergentes gerou maior consumo doméstico. A aquisição de eletroeletrônicos por meio de empréstimos ou prestações se tornou muito mais fácil.

O avanço tecnológico fez com que equipamentos eletrônicos como o telefone celular, a televisão, e até mesmo o computador barateassem de tal maneira que os tornou rapidamente antiquados e descartáveis.

As novidades no mundo moderno estão cada vez mais velozes, e atualmente, as novidades eletroeletrônicas chegam e são conhecidas a tempo real em todo mundo. Nos Estados Unidos, o usuário de computador troca seus equipamentos eletrônicos aproximadamente a cada 18 a 24 meses. Já no Brasil, o tempo médio de troca de celular é de menos de dois anos e de computadores são de quatro anos nas empresas e cinco anos para uso doméstico.

Atualmente, a demanda por aparelhos eletrônicos cresceu de maneira exuberante, consequentemente, gerando muito mais lixo eletrônico.

A troca de aparelhos eletrônicos é natural, o problema é o motivo pelo qual os mesmos estão sendo trocados. Os aparelhos estão funcionando normalmente, um fator que influencia nesse descarte acelerado é a rápida modernização da tecnologia que faz com que esses aparelhos tornam-se ultrapassados e indesejados.

A rápida troca de equipamentos é chamada de obsolescência programada, recurso de administração desenvolvido nos anos 20 pelo americano Alfred Sloans que criou um mecanismo, hoje tão natural que atrai os consumidores a trocar de carro frequentemente, tendo como apelo a mudança anual de modelos e acessórios.

Recentemente, a obsolescência programada virou regra nos produtos da Apple. O iPad foi lançado em janeiro de 2010. Em março de 2011, surgiu o iPad2. Houve rumores de que já em fevereiro de 2012 fosse anunciada a versão 3. Não será surpresa se daqui à um tempo, cheguem aos lixões iPads.

Segundo Maycroft, a curta existência dos aparelhos é resultado de dois fatores. “De um lado, os produtos são feitos para durar pouco. De outro, há a obsolescência estilística”, diz. “Somos regidos pela cultura de trocar a cada ano de modelo – de computador, de tablet, de celular – quando o antigo ainda funcionava muito bem” .

O crescimento abundante da produção e do consumo de aparelhos eletrônicos consequentemente gera um enorme volume de lixo eletrônico, diante disso, o planeta fica sem espaço para armazenamento e a capacidade de reciclagem limitada.

Segundo o instituto de pesquisa Gartner, 364 milhões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com