TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lixo è No Lixo

Dissertações: Lixo è No Lixo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  1.207 Palavras (5 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO: ”LUGAR DE LIXO É NO LIXO”.

Dados da Aula

O que o aluno aprenderá com esta aula

Com as aulas propostas o aluno descobrirá o que é lixo, observar os diferentes tipos de lixo, realizar campanhas de conscientização, compreender e conhecer o destino do lixo, bem como construir cartazes com sugestões de como cuidar do lixo.

Duração das atividades

Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de 60 minutos cada uma

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, é necessário que já tenha sido trabalhado com o aluno, de forma contextualizada, situações do dia a dia da turma, que valorizem a troca de idéias e o diálogo para a construção do conhecimento.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Iniciar a aula com a turma organizada para uma roda de conversa. A partir da questão “O que é lixo?”, possibilite que os alunos expressem oralmente suas hipóteses. É importante registrar em uma cartolina as hipóteses dos alunos e afixar no painel da sala de aula. Depois assistir com a turma o vídeo neste endereço abaixo.

Fonte: http://www.compam.com.br/oquelixo.htm

Após a leitura, agora em sala de aula, construa outro cartaz com a turma contendo as novas informações obtidas através da pesquisa e busque confrontar com as hipóteses anteriores dos alunos.

Despertar a atenção das crianças para a frase contida no texto sugerido acima: “A produção de lixo vem aumentando assustadoramente em todo o planeta”. Faça a leitura da frase com a turma e promova um diálogo sobre a produção de lixo na casa de cada um dos alunos. É importante possibilitar a participação de todos nesse momento. Diante da discussão, conversar com a turma sobre o que podemos fazer para amenizar os impactos causados pelo lixo no meio ambiente. Para isso, Assistiremos o video abaixo para que todos possam ler e refletir sobre o seu conteúdo.

Fonte: http://www.planetaorganico.com.br/meiolixo1.htm

Dinamizar a troca de informações com as outras turmas da escola, os alunos confeccionaram cartazes, contendo o tempo de decomposição de alguns produtos que fazem parte do dia a dia das pessoas, tais como:

Papel: de 3 a 6 meses

Pano: de 6 meses a 1 ano

Chiclete: 5 anos

Plástico: mais de 100 anos

Borracha: tempo indeterminado

Vidro: 1 milhão de anos

Material utilizado para confecção dos cartazes: cola, cartolina, imagens sobre a temática, tesoura, canetinhas e outros materiais que acharmos importantes.

Após fixarem os cartazes com as informações obtidas pela turma, assistam ao vídeo “Se Liga Nessa - Cascão X Enchente - Lugar de Lixo é no Lixo” abaixo:

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Ijav3fJan7A

Em sala de aula é importante que a turma perceba que uma das causas das enchentes se refere ao destino incorreto do lixo: jogado nos bueiros e nas ruas. Para essa conscientização assista ao vídeo sugerido abaixo:

Fonte: http://il.youtube.com/watch?v=jGf5IWT4Vl4&feature=related

As crianças observarão que a partir de atitudes simples de não jogar lixo nas ruas, podemos contribuir para evitar tragédias como a que acabaram de observar no vídeo.Explorar os acontecimentos recentes de enchentes ocorridos no Brasil como em: "São Paulo", “Santa Catarina”, “Alagoas” ,Porto Velho-RO outras regiões do Brasil. Trabalharemos com a turma a escrita da palavra “Enchente”. A turma poderá construir, de forma coletiva, um acróstico com a palavra em estudo, tentando atribuir a cada letra uma palavra que se relacione ao significado de enchente. Veja o exemplo a seguir:

ESTRAGO

NATUREZA

CLIMA

HOMEM

ESGOTO

NEGLIGÊNCIA

TERROR

ENTULHO

Expor no mural da sala de aula. Os alunos poderão construir cartazes de conscientização para ser expostos nos murais da escola, chamando a atenção da comunidade escolar para as enchentes que tem ocorrido no Brasil e para a necessidade e urgência de adotarmos atitudes corretas de destinação do lixo. Distribuiremos panfletos sobre o assunto para a comunidade próxima à escola, realizando uma atividade no espaço extra-escolar.

Após o trabalho com a importância do destino correto do lixo, a partir das possíveis conseqüências do destino incorreto do mesmo, faremos um passeio pela escola, observar o tipo de lixo mais encontrado pelos alunos na escola? Para isso, organizar a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Entreguar uma folha em branco para cada um e um lápis de escrever, e pranchetas é importante utilizá-la nesse momento. Expliquar para a turma que o desafio é descobrir e registrar os tipos de lixo encontrados no interior da escola. Depois de concluído o trabalho, os grupos deverão fazer uma apresentação para a turma dos seus registros.Após todos assistirem, converse com a turma sobre os possíveis lixos que encontraram pela escola e que estavam no chão. Aproveite para conscientizar a turma da importância de um ambiente limpo para nossa saúde e que lixo é na lata de lixo.

Atividade 2

Retomar os registros dos alunos sobre os tipos de lixo encontrados pelos alunos e construa coletivamente com a turma um cartaz com os nomes dos lixos encontrados, procurando separá-los em grupos de: papel, vidro, plástico, metal e orgânico. Leve a turma ao Laboratório de Informática para realizarem uma pesquisa sobre o destino do lixo. A partir da leitura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com