TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lobby

Projeto de pesquisa: Lobby. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Implementação do Marketing Estratégico

Introdução

A ideia principal é a de elaborar um texto auto-explicativo, que discuta a implementação de estratégias de marketing de diferentes empresas por meio de atividades de lobby junto ao Governo. Ou ainda, que tenha como objetivo poder analisar as vantagens e desvantagens em se desenvolver atividades de lobby, compreendendo assim, como as empresas implementam suas estratégias de marketing por meio dessas atividades junto ao Governo. Sintetizando de forma bastante clara pontos como a legalidade desta prática, prejudicialidade junto aos clientes, concorrências e benefícios da prática pouco obscura que é o lobby.

O lobby deveria ser considerado uma atividade legal para as empresas desfrutarem de suas vantagens?

Lobismo, segundo Campanella: “é a atividade de representar os interesses privados de um grupo ou categoria junto à administração pública”.O fato é que os Municípios, Estados e o Governo Federal são responsáveis por grandes remessas de dinheiro e fomentam muitas atividades comerciais. Acredito que o lobby sempre existirá, independente de ser legalizado ou não, por isso sou a favor da sua regulamentação, pois formalizará atividade que será regulada e fiscalizada por órgãos como Receita Federal, gerando pelo menos imposto pela atividade exercida. Além disso, deveria ser uma prática legal difundida e transparente, de forma a não gerar dúvidas de quem está ajudando quem, declarada em forma translúcida em balanços comerciais anuais e em declarações de imposto de renda.

Os clientes são prejudicados com o lobby?

Hoje no Brasil, muitas vezes podemos dizer que sim, onde os clientes são prejudicados pela atividade de Lobby porque as empresas buscam apenas satisfazer seus interesses. Há que se mencionar, que os conluios políticos e partidários, satisfazem interesses de poucos e que com certeza não são os clientes ou os consumidores os beneficiados pelo lobby, mas sim, as grandes instituições. Ao menos, até se haja regulamentação penso que algumas grandes maiorias de clientes serão prejudicados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com