TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias De Marketing Corporativo Por Meio De Atividades De Lobby Junto Ao Governo

Casos: Estratégias De Marketing Corporativo Por Meio De Atividades De Lobby Junto Ao Governo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  894 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O Lobby é uma prática que consiste em atividade de efetuar pressão sobre políticos com o objetivo de interferir no processo decisório a benefício próprio, ou seja, para obter vantagem econômica.

Por mais que no Brasil esta atividade é ilegal, por estar associada à corrupção, ainda é uma prática comumente utilizada.

O lobby deveria ser considerado uma atividade legal para as empresas desfrutarem de suas vantagens?

A meu ver a forma como é feito o lobby, em que o político somente leva um projeto adiante para aprovação se tiver alguma vantagem para o próprio, o que representa uma extrema falta de ética, motivo pelo qual não é e não deveria ser considerada uma atividade legal.

Os clientes são prejudicados com o lobby?

Creio que os clientes podem sim ser prejudicados com o lobby, uma vez que as empresas geralmente adotam esta estratégia visando defender seus próprios interesses, que é lucrar mais, em detrimento do que é melhor para o seu cliente.

O lobby diminui a concorrência?

A meu ver, sim. As empresas com maior poder aquisitivo acabam tendo maior força de persuasão junto aos órgãos competentes do governo para aprovação de seus projetos, e assim obter vantagem competitiva sobre seus concorrentes.

Incorrer em lobby traz benefícios à empresa?

Entendo que sim. Infelizmente no Brasil o poder público em geral somente faz alguma coisa mediante alguma gratificação. As empresas, por sua vez, aproveitam para defenderem seus interesses principalmente no período que antecede as eleições, uma vez que os políticos precisam de doações para sustentar suas campanhas. Assim antes mesmo de serem eleitos os políticos já estão comprometidos com aprovação de projetos que trarão benefícios à empresa, ou seja, acaba sendo uma troca de favores.

O lobby deve ser adotado onde há muitos concorrentes?

Do meu ponto de vista, onde há muitos concorrentes não há muito necessidade de lobby para obter vantagem, uma vez que dificilmente o investimento das atividades do lobby não terá um retorno tão significativo devido a grande concorrência a não ser que seja uma estratégia para favorecer o setor com um todo, nas forma de redução de algum imposto, por exemplo.

Conclusão

Se o lobby não estivesse sua imagem ligada à corrupção e a propina, ou seja, a ilegalidade, poderia até ter alguma utilidade quando utilizado para defender os reais interesses do povo e não somente o interesse em lucrar das empresas e dos políticos.

Referências bibliográficas

http://www.oitbrasil.org.br/sites/default/files/topic/oit/pub/guia_3_lobby_659.pdf

http://www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/conceitos/lobby.php

http://www.blogdacomunicacao.com.br/a-influencia-do-lobby/

http://visaoeconomica.wordpress.com/2010/06/24/o-custo-social-do-lobby/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com